Fornecedor da região de Angélica alcança cana de quatro dígitos em sua propriedade no MS
20-11-2017

Média de 100 toneladas de cana por hectare em 10 cortes

Fornecedor de uma usina na região de Angélica e proprietário de uma área de 1050 hectares de cana, Alexandre Landim Garcia é um dos produtores que, com o apoio da consultoria da TCH Gestão Agrícola, alcançou também a cana de quatro dígitos: TCH de 1.000 ton. em dez cortes. Em 2005, ano em que se tornou produtor canavieiro, tanto o plantio como a colheita de sua área foram realizadas pela usina. Já no ano seguinte, todas as operações foram conduzidas por sua equipe, exceto o transporte para a unidade industrial.


Para ele, esse fato foi preponderante para alcançar tamanhas médias de produtividade. “A cana-de-açúcar, por ser uma planta C4, é bastante responsiva, ou seja, tudo o que fizer de bom, ela irá responder adequadamente. Dessa forma, procuro fazer um arroz com feijão bem-feito, que inclui uma colheita sem pisoteio, constantes análises de solo e uma adubação realizada de acordo com as necessidades dos talhões.”

Outra chave para o sucesso de Garcia é o controle de pragas, doenças e nematoides. Atualmente, a principal praga na propriedade é a cigarrinha-das-raízes (Mahanarvafimbriolata), presente em 90% da área. “Já há quatro anos, faço, no início das águas, a primeira aplicação contra cigarrinha, porque meu objetivo é segurar a primeira geração da praga, evitando que ela atinja nível de dano econômico.” E assim, os canaviais de produtores de cana no Mato Grosso do Sul conseguem vida longa e próspera.

Veja matéria completa na editoria Produtores de Cana, na edição 47 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.