Fornecedor de cana se torna viveirista de MPB e cria nova fonte de renda dentro da propriedade
17-05-2021

 Atualmente, a Agrícola Trevizoli produz em média 5 milhões de MPB por safra e comercializa para diversos estados brasileiros. Foto: Divulgação Agrícola Trevizoli
Atualmente, a Agrícola Trevizoli produz em média 5 milhões de MPB por safra e comercializa para diversos estados brasileiros. Foto: Divulgação Agrícola Trevizoli

No dia 20 de maio, Renato Trevizoli irá participar da live “A cana-de-açúcar e o show da Muda Pré-Brotada (MPB)”

Leonardo Ruiz

A Agrícola Trevizoli é uma empresa familiar localizada na região paulista de Taquaritinga. De seus 500 hectares de canaviais (divididos entre área própria e arrendada) sai matéria-prima para abastecer a indústria da Usina Bonfim, pertencente ao Grupo Raízen. Na gestão da companhia estão os irmãos Marisa e Renato.

Em 2015, eles foram selecionados para integrar o “+Cana”, um projeto firmado entre a Coplana - Cooperativa Agroindustrial, a Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba (Socicana) e o Centro de Cana do Instituto Agronômico (IAC). No ano seguinte, foram convidados a integrar um outro projeto. Desta vez, idealizado pela Associação dos Produtores de Cana da Região de Jaú (Associcana) em parceria com o Centro de Cana do IAC.

Nos dois programas, os motes principais eram bastante parecidos. Consistiam no aumento da rentabilidade dos produtores canavieiros, que estavam sofrendo quedas acentuadas na remuneração - devido à crise do setor e à baixa produtividade dos canaviais - e estavam em vias de abandonar a atividade. Em ambos, as peças principais para essa transformação eram as Mudas Pré-Brotadas (MPBs) de cana-de-açúcar.

No “+Cana”, os irmãos Trevizoli foram apresentados pela primeira vez a esse novo sistema de plantio, que chegou para romper paradigmas centenários. Já no segundo projeto – chamado de “Produção Integrada de MPB - Modelo IAC” – os produtores tiveram que colocar a mão na massa. Como já tinha conhecimento sobre a tecnologia, foi a vez de aprender a como fabricá-la.

Com o findar dos programas, os irmãos Trevizoli chegaram à seguinte conclusão: “Jogar 20 toneladas de cana por hectare de cima de caminhões é um processo que ficou para trás. A MPB abriu novos horizontes”. Após a introdução das mudas sadias – aliadas a um pacote tecnológico robusto e um manejo assertivo – a Agrícola Trevizoli viu sua produtividade média saltar de 90 Toneladas por Hectare (TCH) para 125 TCH na última safra.

Renato Trevizoli viu novas oportunidades de negócio ao conhecer a tecnologia de Mudas Pré-Brotadas

Foto: Leonardo Ruiz

Mas eles não pararam por aí. Renato conta que viu no MPB uma nova oportunidade de negócio. “De início, a intenção era produzir mudas apenas para atender a demanda da nossa fazenda. Porém, quando iniciamos o projeto, percebemos que precisaríamos otimizar a estrutura e contratar maior quantidade de funcionários do que tínhamos imaginado.”

Ele destaca que, quando se deu conta, já estava muito envolvido no processo. “Tínhamos inúmeros colaboradores e uma excelente estrutura. Cheguei à conclusão que seria interessante ter outra opção de negócio dentro da Agrícola. Foi quando resolvi me tornar viveirista.”

Hoje, a Agrícola Trevizoli produz uma média de 5 milhões de MPBs de cana-de-açúcar por safra. O novo braço da companhia segue sob a administração dos irmãos Trevizoli, mas desta vez acompanhados pela esposa de Renato - Simone -, que é a responsável pela gestão da produção das mudas.

A experiência de Renato sobre a produção de mudas pré-brotadas e implantação no viveiro ultrapassa a porteira da Agrícola Trevizoli e serve de base para outros produtores. É que ele se tornou instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e ministra o curso de produção de MPB, implantação de canaviais e tratos culturais de cana-de-açúcar.

No dia 20 de maio, Renato Trevizoli participará da live “A cana-de-açúcar e o show da Muda Pré-Brotada (MPB)”. Na ocasião, o profissional irá fornecer detalhes sobre a produção de MPBs na Agrícola Trevizoli, que prima pela excelência e qualidade. “As mudas que irão compor nosso jardim clonal saem diretamente das instituições de pesquisa (IAC, Ridesa e CTC). Nossa equipe passa frequentemente por cursos de reciclagem. Sem falar que uma vez por ano, os levo para um treinamento mais aprofundado no Centro de Cana do IAC. Além disso, a cada 25 dias, passeamos pelos jardins clonais à procura de doenças ou canas com algum crescimento irregular ou mesmo com mistura varietal. Caso algum tipo de problema seja identificado, o material é rapidamente retirado do plantel a fim de manter a qualidade das mudas que serão produzidas a partir dali.”

LIVE “A CANA-DE-AÇÚCAR E O SHOW DA MUDA PRÉ-BROTADA (MPB)”

Mediadora: Luciana Paiva – editora da CanaOnline

Debatedores:

  • Mauro Xavier– Pesquisador Científico no Instituto Agronômico (IAC);
  • Regina Célia Matos Pires– Pesq. Científica e Diretora do Centro de Pesq. e Desenv.de Ecofisiologia e Biofísica do IAC;
  • Laura Vicentini– Gerente Técnica na SPINAGRO - viveiro de MPB;
  • Renato Trevizoli– Agrícola Trevizoli – Produtor de cana e de MPB e instrutor do Senar;
  • João A.Ancheschi Filho – Analista de Proc. Agrícolas Sr. da Pedra Agroindustrial;
  • Rubens Braga – Consultor do IAC de Planejamento Estratégico;
  • Raffaella Rossetto– Pesquisadora Científica da APTA e do IAC;

REALIZAÇÃO: CanaOnline

DATA E HORÁRIO: Quinta-feira (20/05), das 15h às 16h40

ENDEREÇOS: A live será transmitida simultaneamente nos canais digitais da CanaOnline. Basta clicar em um desses links:

Facebook: https://www.facebook.com/221708711305971/posts/2368169593326528/

YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=LkdU6ICTHck

LinkedIn: https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:ugcPost:6798673379101577217/