Frente fria avança no Sul, enquanto Brasil Central segue seco
13-09-2024

Previsão para a umidade relativa do ar nesta sexta-feira (13/9) — Foto: Meteoblue
Previsão para a umidade relativa do ar nesta sexta-feira (13/9) — Foto: Meteoblue

Interior do país pode ter recordes de calor e formação de mais redemoinhos de poeira

Por Luiz Eduardo Minervino — São Paulo

A frente fria sobre o Sul vai trazer chuvas nesta sexta-feira (13/9) para a região, com probabilidade para chuva preta e temporais. Enquanto isso, as áreas do Brasil Central vão continuar com ar seco e quente, ainda com alerta para ventanias no interior do Nordeste.

Nos próximos dias, o Brasil poderá registrar novos recordes de calor para 2024, em função da atuação da forte massa de ar quente que será potencializada pela aproximação de uma nova frente fria. Cidades como São Paulo, Goiânia, Brasília e Manaus estão entre as que podem ter recordes históricos.

Frente fria e perspectiva de chuvas

No Sul do país, há possibilidade de temporal devido a uma frente fria que vêm avançando sobre a Argentina e que vai atingir o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A semana vai terminar com temperaturas mais baixas na região da Campanha Gaúcha. Em Porto Alegre, as chuvas também devem chegar com forte intensidade.

Já o Paraná ainda tem calor e tempo firme durante o dia. Em Curitiba, os termômetros podem passar de 33 °C, segundo a Climatempo.

No Sudeste, São Paulo deve registrar a maior temperatura do ano, podendo chegar a 35 °C e ainda sem chuvas, com umidade relativa do ar mínima de 20%, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O calor também vai disparar no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória. Apenas o litoral norte capixaba pode receber chuvas na sexta-feira.

Indício de mudanças

A condição de tempo começa a mudar no sul de Mato Grosso do Sul. Apesar do dia ser quente, o sudoeste do Estado pode ter precipitação entre a tarde e a noite.

Já Cuiabá, Brasília e Goiânia continuam com tempo extremamente seco, com qualidade do ar comprometida e com o céu esbranquiçado pelas queimadas.

Norte e Nordeste com chuvas nos extremos

No interior do Nordeste, o tempo firme persiste entre o norte da Bahia e São Luis. Já a costa leste da região tem pancadas moderadas em Alagoas, Maceió, Natal e João Pessoa.

O Norte também vai seguir seco em Rio Branco, Palmas e no centro-sul do Pará. Enquanto isso, o noroeste do Amazonas e do Pará vão ter chuvas irregulares durante a tarde. Em Manaus, o Inmet aponta temperaturas acima de 37 °C.

Formação de redemoinhos de poeira

O calor intenso presente na maioria do país possibilita a ocorrência de redemoinhos de poeira. O fenômeno foi registrado em Mococa, município localizado a cerca de 260 quilômetros da capital paulista. Os ventos que a onda de calor causa no país também estão contribuindo para a formação dos redemoinhos.

Tecnicamente, estes turbilhões de poeira podem ocorrer em qualquer época do ano, mas são mais comuns no fim do inverno e na primavera, em áreas muito quentes e secas do interior do país.

Um redemoinho de poeira pode ocorrer em todas as regiões do Brasil. Porém, as condições de relevo e de temperatura nos Estados do Centro-Oeste, no Tocantins, em áreas do sul do Pará, oeste da Bahia e oeste de Minas Gerais facilitam o desenvolvimento do fenômeno.

Fonte: Globo Rural