Funcionários da Atvos enviam mensagens de apoio a profissionais de instituições beneficentes
17-12-2020

Profissionais da Atvos não só produzem durante a pandemia, como reconhecem o esforço de outros profissionais
Profissionais da Atvos não só produzem durante a pandemia, como reconhecem o esforço de outros profissionais

Ação voluntária mobilizou mais de 100 funcionários que enviaram mensagens de agradecimento e incentivo a 150 colaboradores de organizações que beneficiam cerca de 600 pessoas

Como forma de contribuir para a construção de uma sociedade mais solidária, a Atvos, segunda maior produtora de etanol do país, convidou equipes de suas nove unidades localizadas nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo a enviar mensagens de reconhecimento às pessoas que continuaram a trabalhar, mesmo durante a pandemia de Covid-19, em instituições beneficentes nas cidades onde a empresa atua.

Mais de 100 funcionários participaram com cartas, vídeos e áudios que chegaram a 150 enfermeiros, cuidadores de idosos, professores, fisioterapeutas, cozinheiros, entre outros profissionais, em parceria com a Atados, plataforma social que conecta pessoas e organizações para ações de voluntariado.

"Um dos legados desse período crítico foi a cooperação entre diferentes setores no apoio a grupos mais vulneráveis. Por isso, incentivamos nossos integrantes a refletir, valorizar e fortalecer o elo dessa rede de proteção, auxílio e positividade. Foi extremamente gratificante receber o retorno das entidades e, definitivamente, o ganho dessa ação foi mútuo", destaca Mônica Alcântara, gerente de sustentabilidade da Atvos.

Uma das instituições escolhidas foi o Lar do Ancião de Teodoro Sampaio, interior de São Paulo, que atualmente assiste a 40 idosos residentes e entrega cestas básicas para famílias carentes na região. Entre as 20 cartas recebidas pela instituição está a de Leila Tavares Sales, assistente administrativo de laboratório na Atvos, com participação especial de seu filho Nicolas de 6 anos. Em sua mensagem para Claudionice da Silva Carvalho, cozinheira do Lar do Ancião, Leila agradece a contribuição da profissional aos idosos e à comunidade. "Quero te parabenizar pelo importante trabalho que você realiza. Cada prato, cada refeição que você prepara com amor tem um grande significado, pois por meio dela, os idosos recebem afeto e carinho."

Os responsáveis pela instituição retribuíram com um vídeo em que relatam a reação dos profissionais com a chegada das mensagens. "Quero agradecer em nome de todos que trabalham aqui a homenagem que recebemos nesse momento tão difícil. Todos ficaram emocionados pelo gesto e pelas palavras de incentivo. Nosso sentimento é de gratidão," afirma Elenice Polegatti Gonçalves, assistente social do Lar do Ancião.

No Mato Grosso do Sul, participaram da ação, o Lar do Idoso (Glória de Dourados), a APAE (Deodápolis) e a Casa Lar (Nova Alvorada do Sul). Em Goiás, os asilos Bezerra de Menezes e Bom Pastor (Mineiros), a ASPROVIDA (Cachoeira Alta) e o Abrigo de Idosos Dispensário Espírita Adolpho Bezerra de Menezes (Caçu). Outras duas organizações que receberam mensagens foram a Associação Pestalozzi, em Alto Taquari (MT) e a Associação Miranetense de Combate ao Câncer de Mirante do Paranapanema (SP).

Sobre a Atvos

A Atvos, segunda maior produtora de etanol do país, é uma empresa de bioenergia que produz etanol, açúcar VHP e energia elétrica a partir da cana-de-açúcar. A empresa tem capacidade para produzir 3 bilhões de litros de etanol, 700 mil toneladas de açúcar VHP e 3,1 mil GWh de energia elétrica. Tem mais de 9 mil integrantes, em nove unidades agroindustriais localizadas nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Beatriz Maria Francischinelli