Funcionários reclamam da situação financeira precária da Usina Vista Alegre, unidade da Tonon Bioenergia
06-02-2020

A Vista Alegre já foi considerada uma das mais modernas unidades sucroenergéticas do país. Crédito foto: Tonon Bioenergia
A Vista Alegre já foi considerada uma das mais modernas unidades sucroenergéticas do país. Crédito foto: Tonon Bioenergia

A redação da CanaOnline tem recebido e-mails de funcionários da Unidade Vista Alegre, pertencente a Usina Tonon Bioenergia, localizada em Maracaju, MS, informando que a empresa não rescinde o vínculo com o colaborador e não paga seus direitos. Que o pagamento de dezembro, de seus 600 funcionários, só foi pago 50%.  Que a Vista Alegre deixou de pagar o décimo terceiro e que cortou o plano de saúde.

A CanaOnline entrou em contato com a Vista Alegre tanto por telefone como por e-mail, para saber a posição da empresa em relação as reclamações dos funcionários, mas não obteve resposta.

Funcionários da Vista Alegre têm realizado manifestações em frente a unidade pedindo solução para os problemas e também buscam medidas jurídicas a serem adotadas diante da situação. Que pode até piorar, pois não há informação se a unidade irá moer nesta safra ou se manterá seus 600 funcionários.

 EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL

Amargando uma dívida líquida superior a R$ 2,60 bilhões, a Tonon Bioenergia, com três unidades sucroenergéticas, teve autorizado seu pedido de recuperação judicial em abril de 2017, após um processo que se desenrolava desde 2015. Entre as ações previstas pelo plano estava a venda de duas usinas da companhia. Uma delas, a unidade Santa Cândida, localizada em Bocaina, SP, com capacidade de moagem de cana de 3,2 milhões de toneladas por safra, e a outra unidade, a Paraíso, que fica no município de Brotas, SP, com capacidade de moagem de 2,5 milhões de toneladas de cana/safra. Em junho de 2017, as duas unidades foram adquiridas pela Raízen Energia pelo valor de R$ 823 milhões.

Restou para a Tonon a unidade Vista Alegre, com capacidade de moagem de 2,5 milhões de toneladas e considerada, na época, uma das usinas mais modernas do país. Sobrou também o restante da dívida e o plano de recuperação judicial para ser cumprido. Mas, infelizmente, parece que não está obtendo êxito.

Fonte: CanaOnline