Fundação Raízen inaugura Biblioteca Mônica Silveira Mello em Jaú
10-11-2023

Crédito: Bruno Medeiros | Brazil Media
Crédito: Bruno Medeiros | Brazil Media

Com acervo de 350 obras de literatura infantil, abertura do espaço faz parte das ações em comemoração aos 20 anos da instituição na cidade

A Fundação Raízen, instituição sem fins lucrativos, comprometida com a educação e o desenvolvimento da comunidade, inaugura hoje a Biblioteca Mônica Silveira Mello em Jaú (SP). O local, que leva este nome em homenagem à fundadora da Fundação e membro do Conselho dessa entidade, é uma extensão das salas de aula e foi criada com o objetivo de fortalecer o processo de aprendizagem das crianças, permitindo que consolidem seus conhecimentos, expandam seu vocabulário e nutram o amor pela leitura.

O acervo conta com 350 obras de literatura infantojuvenil, cuidadosamente selecionadas e alinhadas com a metodologia pedagógica Reggiana, implementada desde 2021 na instituição e que visa adaptar o ambiente como terceiro educador, proporcionando um espaço que permite experimentos, explorações e inovação. Parte significativa do acervo foi adquirida pela própria Fundação, enquanto outros 100 exemplares foram doados por colaboradores da Raízen por meio de ações do Programa VOAR (Voluntários em Ação Raízen). A biblioteca estará acessível a todos os alunos da Fundação, que anualmente até 226 crianças.

"É motivo de orgulho inaugurar um espaço como este, para estimular ainda mais nossos alunos a investirem na educação e na leitura", afirma Mônica Silveira Mello, fundadora da unidade de Jaú e homenageada na inauguração do espaço. "Além disso, também queremos continuar contribuindo para o desenvolvimento de toda a comunidade, por isso, temos a expectativa de proporcionar momentos para que as famílias dos nossos estudantes possam usufruir deste espaço e do conhecimento nas obras disponibilizadas".


Crédito: Bruno Medeiros | Brazil Media

A Biblioteca Mônica Silveira Mello em Jaú é mais um passo na jornada da Fundação Raízen em direção a um futuro educacional mais atrativo para que crianças e jovens cultivem a aprendizagem ao longo da vida. Com 21 profissionais envolvidos na unidade, são mais de 13 mil pessoas beneficiadas anualmente. Além do atendimento às crianças, o núcleo também tem uma parcela de contribuição importante no desenvolvimento das comunidades da região. Em 2022, concorrendo com 540 escolas do Brasil, a unidade recebeu o prêmio de melhor Projeto de Sustentabilidade na categoria Ensino Fundamental I, entregue pelo movimento Escolas pelo Clima.

"Para nós é uma honra estar há tantos anos presentes no dia a dia da região, promovendo ações que impactam a comunidade de forma positiva e construtiva", afirma a diretora presidente da Fundação Raízen, Paula Benevides. "Por meio do nosso programa, ampliamos a concepção de que a Infância tem prioridade absoluta na nossa sociedade. Queremos contribuir para que cada vez mais crianças possam ser protagonistas em suas histórias por meio do contato com espaços como este que estamos abrindo hoje".

Sobre a Fundação Raízen

A Fundação Raízen tem como objetivo ampliar oportunidades para crianças e jovens em locais onde a Raízen tem operações. Por meio da educação, a instituição investe no desenvolvimento de crianças e adolescentes impulsionando autonomia, protagonismo e cidadania. Com 3 programas, Ativa Infância, Ativa Juventude e Ativa Educadores, a Fundação Raízen beneficiou mais de 26 mil pessoas em 37 municípios em 2022.

Sobre a Raízen

Com o propósito de redefinir o futuro da energia a partir de um amplo portfólio de soluções renováveis, a Raízen possui um modelo de atuação único e irreplicável, sendo protagonista em todos os setores em que atua e liderando a transição energética do País. Ao promover impacto positivo a todos os seus stakeholders, a empresa tem como compromisso produzir hoje a energia do futuro, por meio do crescimento sustentável lucrativo do negócio, orientada por metas factíveis, sólidas e alinhadas ao seu propósito.

Por meio de tecnologias avançadas e proprietárias, a Raízen tem ampliado seu portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, o biometano e a bioeletricidade de fontes 100% limpas. Desde sua formação, a Raízen já evitou 30 milhões de toneladas de CO2 e tem como objetivo ampliar o potencial de descarbonização por meio de seus produtos para mais de 10 milhões de toneladas de CO2 evitados por ano. Ainda, a empresa tem como um de seus objetivos, ser o melhor parceiro na descarbonização, por isso, assumiu a meta de ter 80% do EBITDA de negócios e fontes renováveis até 2030.

Com um time de cerca de 46 mil funcionários, opera 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de 105 milhões de toneladas de cana com cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta e colheita totalmente mecanizada. Na safra 22´23, produziu 3 bilhões de litros de etanol e 4,8 milhões de toneladas de açúcar.

Por meio deuma rede de mais de 8 mil postos revendedores que estampam a marca Shell no Brasil, na Argentina e no Paraguai, atende milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o aplicativo Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atua no varejo de conveniência e proximidade com mais de 1.300 lojas Shell Select e com os mercados OXXO. Na safra 22´23 comercializou 35 bilhões de litros de combustíveis por meio de sua infraestrutura que conta com mais de 70 terminais de distribuição pelo país, com presença em 19 portos e 60 bases de abastecimento em aeroportos.

Está entre as maiores empresas do Brasil. Na safra 22'23, a Raízen apresentou uma receita líquida de R$ 246 bilhões, gerando emprego e renda, dinamizando a economia e promovendo impacto social positivo por meio de inúmeras ações, com destaque para a Fundação Raízen, instituição sem fins lucrativos que há 20 anos atua na educação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Raízen

Loures Consultoria