Ganhos com o uso de maturador em início de safra
18-02-2016

Pesquisador salienta que o maturador será a melhor opção para que os produtores canavieiros colham bem em abril e maio

O diretor técnico da Allcana - consultoria e desenvolvimento agronômico, Antonio Carlos Gheller, explica que o início da safra 2015/16 foi prejudicado em termos de TCH e ATR, devido a menor idade fisiológica dos canaviais, cujo período cronológico foi interrompido pelos períodos secos e, consequentemente, pelas altas temperaturas. Devido a esse cenário, de desenvolvimento vegetativo atrasado, muitas usinas optaram, portanto, em não utilizar os maturadores. Porém, a partir de fevereiro e março do ano passado, o clima voltou a ficar a favor, com chuvas generosas e bem distribuídas, inclusive com excessos em algumas regiões. Fato esse que ajudou na recuperação da produtividade agrícola.

“Esse cenário, que combina um adequado desenvolvimento vegetativo, idade e condição climática, permitiu um início fisiológico do processo de maturação, fazendo com que o uso dos maturadores em 2016 seja interessante, pois eles irão potencializar seu efeito e os resultados serão incontestáveis.”

Além desse bom desenvolvimento do canavial ao longo de 2015, outro fator que deve impulsionar o uso de maturadores nesse início de safra é que janeiro foi um mês bastante chuvoso e com temperaturas baixas. O pesquisador do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Maximiliano Salles Scarpari, explica que essas chuvas causam maior quantidade de água no solo, o que afeta diretamente na concentração de sacarose da planta. “Caso esse cenário perdure nas próximas semanas, o maturador será a melhor opção para que os produtores canavieiros colham bem em abril e maio.”
Confira matéria completa na editoria Agrícola, edição 29 darevista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.