Geada seguida de chuva provoca brotação lateral das touceiras de cana
31-08-2016

Fenômeno reduz produção de açúcar e muda cronograma de colheita

As intempéries climáticas estão aumentando o trabalho nas unidades sucroenergéticas e empresas agrícolas. Primeiro foram as geadas que castigaram o canavial, depois veio a chuva, que se por um lado foi bom, por outro, estimulou a brotação lateral das touceiras de cana atingidas pela geada.

De acordo com Oswaldo Alonso, consultor técnico da Canaoeste, este fenômeno é indesejado, pois provoca perda de açúcar. Para reduzir os danos, é necessário realizar a colheita da área atingida o mais rápido possível. Isso está levando boa parte do setor a refazer seu cronograma de colheita e a cortar canaviais que ainda não estavam no ponto ideal de corte.

O conjunto geada e chuva atingiu canaviais do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás e São Paulo. Uma das regiões mais afetadas foi a de Itapira, no interior paulista, provocando grande perda.

Veja mais informações na revista digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.