Gerenciamento das Partes Interessadas em Projetos
02-03-2015

*Danilo Piccolo - Mestre em Engenharia de Processos, PMI-PMP® e gestor de projetos na Reunion Engenharia

Juntamente com o gerenciamento das comunicações e com o gerenciamento dos recursos humanos, o gerenciamento das partes interessadas faz parte do grupo de ‘soft skills’ da base de conhecimento em gerenciamento de projetos.

O termo ‘partes interessadas’ é uma tradução do termo em inglês stakeholders, que basicamente pode ser definido como o conjunto de pessoas ou instituições que podem afetar ou que são afetadas pela condução de um projeto.

Este conceito é bastante abrangente e exige que a equipe gestora do projeto olhe pra dentro (ambiente interno), para frente (cliente), para os lados (outros setores da organização) e para fora do ambiente organizacional (ambiente externo).

Partindo-se da formação técnica que, normalmente, precede um líder de projeto, o exercício de enxergar com os olhos dos outros é um dos mais complexos desafios da gestão.

Dificuldades relativas à gestão das partes interessadas podem comprometer significativamente o desempenho de um projeto. A importância do tema cresceu de tal maneira que o estudo da relação do projeto com as partes interessadas tornou-se uma nova área de conhecimento do PMBoK.

VEJA matéria completa na edição de fevereiro da CanaOnline, editoria Tecnologia. Visualize no site ou baixe o aplicativo grátis para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br