Gerindo custos na crise
03-12-2015

As empresas consideradas referência em gestão podem gerar resultados cerca de 50% melhores que a média do setor em que atuam

Ana Malvestio¹ e Luis Seixas2

Todos sabem que a economia brasileira está passando por momentos difíceis. Segundo o Banco Central, o país terá uma recessão em 2015, com redução do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,85%, aliado a uma elevação da inflação que deve finalizar o ano a 9,53%. A moeda brasileira sofre desvalorizações a cada dia e o preço do dólar já gira em torno de R$ 4,00, com picos de alta dependendo dos movimentos do mercado. Por conta disso, o país não deve conseguir cumprir a meta de superávit primário e já mencionou um orçamento deficitário para 2016. A consequência deste cenário econômico resultou na perda do selo de “bom pagador”, retirado pela agência de classificação de risco Standard & Poor’s.

A situação se agrava ainda mais diante de uma crise política. O desacordo entre Planalto, Senado e Câmara se intensifica diariamente e dificulta aprovações de políticas econômicas, fazendo com que o país vivencie um momento de elevada instabilidade.

É claro que muitas questões não estão ao nosso alcance e dependem unicamente do direcionamento do governo, mas apenas esperar por condições melhores de mercado é o mesmo que aceitar todos os impactos negativos trazidos pela crise do país. É importante olhar para o ambiente interno e encontrar soluções para superar os desafios do atual momento, com a realização de ajustes para melhorar os resultados. Mesmo na crise, isso é, sim, possível!

MESMO NA CRISE É POSSÍVEL MELHORAR RESULTADOS

As empresas consideradas referência em gestão podem gerar resultados cerca de 50% melhores que a média do setor em que atuam. Gestão é um tema muito amplo que pode envolver múltiplas ações voltadas para diversos objetivos. Porém, quando se trata de um momento de crise, se torna mais necessário olhar para os custos. O baixo faturamento, proveniente das condições adversas do mercado, pode ter impacto menos significativo nos lucros se os custos forem bem geridos.

Veja matéria completa na editoria Tendências na nova edição da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, basta baixar GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.