Gestão de operações na era da inteligência artificial
07-05-2018

*Ana Palazzo e *Alessandra Feijó

A busca por soluções relacionadas à inteligência artificial (IA) é algo crescente entre empresas de diferentes segmentos. Esse é um mercado que evolui a taxas anuais de 55%, com receita global de US$ 8 bilhões em 2016. A expectativa é que o montante chegue a US$ 47 bilhões em 2020, de acordo com o International Data Corporation (IDC). O impacto dessas tecnologias terá um peso 3.000 vezes maior que a revolução industrial na transformação da sociedade, segundo o McKinsey Global Institute. Qual será o papel da IA no aumento da produtividade?
Em termos de produtividade, um dos principais benefícios das ferramentas de IA é o reconhecimento de padrões de operação favoráveis e desfavoráveis. Como resultado, é possível a automatização de diferentes processos, aumento de acurácia de resultados e coleta de dados de forma centralizada. Todos esses pontos são capazes de antecipar e reduzir riscos, apoiando decisões mais assertivas por parte da gestão.
Outra vertente importante é a questão da mãodeobra. A previsão é que a incorporação das tecnologias de IA aumentem a produtividade da força de trabalho em até 40%, permitindo a otimização do tempo por parte das pessoas, segundo dados da Accenture. O capital humano se tornará cada vez mais focado e terá o perfil modificado substancialmente.
Ainda segundo a Accenture e a FrontierEconomics, as perspectivas de aumento da produtividade laboral são concentradas em países desenvolvidos, liderados pelos Estados Unidos (EUA) e Suécia, onde o incremento poderá chegar a 37%, até 2035. Os EUA, por exemplo, concentram 62% dos investimentos em start-upsde IA.
Todo esse cenário poderá, segundo a McKinsey, tornar passível de automação as atividades realizadas por 45% dos trabalhadores americanos, em 20 anos. Por outro lado, o aumento da produtividade reduz o custo de produção, o que também pode reduzir os preços, aumentando a demanda. A elevação da demanda aumenta a produção, o que eleva a oferta de empregos. Além disso, os ganhos de renda decorrentes da inovação tecnológica criam demanda por outros bens e serviços, estimulando a criação de posições de trabalho em outros setores. A expectativa de alguns estudiosos é que, como ocorrido historicamente, as forças entre mão-de-obra e tecnologia se compensem e permaneçam em equilíbrio.

Segundo relatório da PwC, até 2030, a IA trará um aumento no PIB global, exclusivamente por conta de aumento de produtividade, da ordem de US$ 6,6 bilhões. Isso ocorrerá devido ao incremento da força de trabalho utilizando recursos de tecnologia de IA. Os benefícios totais, serão ainda maiores.

A IA também contribui significativamente com aumento da estabilidade de processos industriais, e, por consequência, eleva a produtividade. Ela torna possível a realização de análises de big data, em todas as etapas da produção. O resultado são leituras do sensoriamento das variáveis de processo de forma precisa, analisando os dados e cenários, prevendo o que vai acontecer, para propor a solução mais eficiente.
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