Gestão hídrica na Usinas Itamarati
12-01-2015

Segundo Caetano Henrique Grossi, a Usinas Itamarati vem reduzindo, a cada ano, seu consumo de água, chegando a 42% na safra 2013/14


Para o gerente de meio ambiente da Usinas Itamarati, Caetano Henrique Grossi, é de vital importância para a sociedade que o setor sucroenergético demonstre a sua capacidade evolutiva em benefício do meio ambiente. “Não se trata somente da redução do consumo de água, mas das consequências dessa relação na qualidade de vida e no bem-estar da sociedade no presente e no futuro. Ou seja, a sustentabilidade deve atender às necessidades presentes sem comprometer a possibilidade de que as gerações futuras satisfaçam as suas próprias necessidades”.
Com esse ideal em mente, a empresa, com sede em Nova Olímpia, sudoeste do Mato Grosso, vem reduzindo, a cada ano, seu consumo de água, chegando a 42% na safra 2013/14. Esse número foi alcançado devido à adoção de diversas medidas, como eliminação de perdas de água em todo o processo industrial e reutilização de águas menos nobres em processos que permitam a sua utilização.
Além disso, o gerente de meio ambiente conta que a implantação do Sistema de Gestão Ambiental também contribuiu para melhorar o desempenho ambiental da empresa. “O alto nível de comprometimento de todos empregados dos diversos níveis e funções hierárquicas é vital para o cumprimento de nossa Política Ambiental. O nosso planejamento ambiental é voltado para o pensamento proativo, favorecendo a melhoria contínua do processo produtivo industrial”, afirma Grossi.
Confira matéria completa na edição 17 da CanaOnline. Visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones e baixe as edições, também grátis da CanaOnline – www.canaonline.com.br