Girassol ganha espaço na rotação de culturas e reforça sustentabilidade no canavial
03-06-2026

O Cana Show Itinerante visitou a propriedade de Sérgio Nakagi, em Jaboticabal (SP), onde o produtor apresentou uma estratégia de manejo que vem ganhando espaço em sua área de reforma: a inclusão do girassol no sistema de rotação de culturas. Já consolidado no cultivo de cana, soja, amendoim e milho, Nakagi explica que, nos últimos três anos, a flor passou a integrar o planejamento agrícola como uma alternativa capaz de unir sustentabilidade, diversificação e retorno econômico.

Segundo o produtor, a escolha do girassol está ligada ao fato de a cultura pertencer a uma família botânica diferente das demais espécies normalmente utilizadas na rotação. Enquanto cana e milho são gramíneas, e a soja e o amendoim são leguminosas, o girassol é uma asterácea — mesma família da alface. Essa característica, afirma Nakagi, favorece uma rotação mais efetiva, contribuindo para o equilíbrio do sistema produtivo e para a quebra de ciclos que podem comprometer o desempenho agronômico da área.

Além da diversificação, Nakagi destaca que o girassol se mostrou uma alternativa interessante como cultura de inverno, principalmente em regiões onde a terra tem alto valor e exige máximo aproveitamento com responsabilidade. Na avaliação dele, o objetivo não é apenas explorar a área, mas trabalhar de forma sustentável, conciliando rentabilidade com melhorias na qualidade do solo. Entre os benefícios observados estão o auxílio no controle de plantas daninhas, a melhoria da estrutura física do solo e a possibilidade de incorporar uma cultura rústica, de baixo investimento e com bom potencial de adaptação.

No momento da visita, a lavoura de girassol estava em fase de florescimento. A expectativa, segundo o produtor, é que o enchimento dos grãos ocorra nas próximas semanas, seguido pela maturação e colheita. Para Nakagi, o desempenho da cultura reforça que o girassol “vestiu como uma luva” dentro do sistema adotado na propriedade, agregando valor agronômico e econômico ao ciclo da cana.

Confira: