Governadora sanciona lei para reduzir efeito do tarifaço no setor durante visita à usina Coaf
14-10-2025

Nesta sexta-feira (10), diante de cerca de mil pessoas na usina Coaf (Timbaúba), que é gerida há 11 anos por uma cooperativa de canavieiros da região, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, sancionou uma lei de autoria do deputado estadual Antônio Moraes que assegura ao setor sucroenergético o direito de usar o saldo credor acumulado para quitação, por meio de compensação, de créditos tributários relativos ao ICMS.
Ao lado do presidente da Coaf, Alexandre Andrade Lima (aniversariante do dia), a gestora fez questão de reconhecer o importante papel da cooperativa como geradora de empregos (4,5 mil postos de trabalho direto), renda e tributos para o crescimento regional.
O desempenho da Coaf chamou a atenção da governadora, que participou da celebração da 11ª safra da usina. Nestes anos em funcionamento, a unidade já movimentou R$ 1,7 bilhão, sendo pago R$ 45 milhões só em impostos diretos para o estado, sem falar do montante de forma indireta.
A cerimônia foi prestigiada por secretários de Estado, deputados estaduais e quase todos os prefeitos dos municípios da Mata Norte. Os presidentes do grupo EQM, Eduardo Monteiro, do Sindaçúcar (Renato Cunha), da Faepe (Pio Guerra), da Faepa (Mário Borba) e da OCB-PE (Ancelmo Malaquias) também estavam presentes no evento.
A cerimônia contou ainda com a leitura de um verso de uma criança, filha de um colaborador da Coaf, onde, emocionada, lembrou do período difícil quando a usina ficou fechada até que a Coaf arrendou a antiga Cruangi e trouxe de volta o emprego e a dignidade da população local.
Ao final, a governadora, depois de um discurso onde aproveitou para falar de suas políticas públicas para a região, a exemplo da assinatura da ordem de serviço para o início das obras na PE-082, no trecho que liga Timbaúba a Ibiranga, incluindo acessos a Ferreiros e Camutanga, fez questão de tirar foto com colaboradores da Coaf, cujos os chamou de verdinhos - em menção a cor do fardamento dos mesmos - ao lado de Alexandre Lima.