Governo Biden deve anunciar orientações provisórias sobre créditos fiscais para combustíveis limpos
14-01-2025

Administração deixa decisões finais para o novo governo do presidente eleito Donald Trump, que é contra o projeto
O governo dos Estados Unidos, liderado pelo presidente Joe Biden, planeja divulgar ainda nesta sexta-feira (10) orientações de curto prazo sobre créditos fiscais destinados à produção de combustíveis limpos, segundo fontes citadas pela agência Reuters. As decisões finais, no entanto, devem ser transferidas para o novo governo do presidente eleito Donald Trump, gerando incertezas sobre o futuro do programa.
As orientações provisórias são parte do plano de Biden para estimular a produção de combustíveis sustentáveis para a aviação, com a meta de alcançar 3 bilhões de galões até 2030. As viagens aéreas representam cerca de 2,5% das emissões globais de gases de efeito estufa.
Empresas de biocombustíveis e legisladores ligados ao setor aguardam com expectativa os detalhes das diretrizes. Contudo, a falta de orientação detalhada do Tesouro dos EUA para operacionalizar os créditos fiscais pode limitar a efetividade do programa, que deveria ter entrado em vigor em 1º de janeiro.
Donald Trump, que assumirá o governo no próximo dia 20, prometeu revogar a Lei de Redução da Inflação de 2022, responsável por lançar o programa de créditos fiscais, alegando que os recursos seriam redirecionados para financiar a extensão de cortes de impostos. Essa posição aumenta as incertezas e força as empresas a intensificarem esforços de lobby para garantir a continuidade do programa.
Fonte: DATAGRO