Governo de São Paulo reduz ICMS do etanol para impulsionar produção
14-03-2017

O governo de São Paulo reduziu a cobrança de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para a produção de etanol. A medida, que foi bem vista pelo setor, funciona como um incentivo para a atual retomada de investimentos na atividade. Com a medida, a alíquota passa de 25% para 12%, aumentando a competitividade ao setor sucroenergético do estado.

O anúncio foi feito pelo próprio governador Geraldo Alckmin, em Tanabi, interior paulista, durante a inauguração do novo galpão de armazenamento da açucareira Tereos, que produziu na última safra 1,6 milhão de toneladas de açúcar e 630 milhões de litros de etanol.
“O grupo Tereos tem 9 mil colaboradores em São Paulo, com inúmeras usinas de açúcar,álcool e de amido. O produtor de açúcar, etanol e bioeletricidade gera emprego, agrega valor e preserva o meio ambiente, promovendo a sustentabilidade por ser uma energia limpa e renovável. Por esse motivo, nós reduzimos o ICMS de 25% para 12% no etanol, para o nosso álcool”, disse o governador.
A medida do governo foi bem recebida pelo setor e, segundo o diretor do grupo Tereos, Jacyar Costa Filho, a redução é importantíssima para o crescimento no estado. “Nós temos, em São Paulo, um enorme incentivo do governo. Para se ter uma ideia, o estado representa 35% da frota de veículos e consome quase 60% do etanol brasileiro”, falou.
O novo armazém recebeu o investimento de R$ 60 milhões e pode estocar até 80 mil toneladas de açúcar. A expectativa é de que a capacidade de moagem da usina seja ampliada em 10%, saindo dos 20 para os 22 milhões de toneladas por safra.

http://www.canalrural.com.br/noticias/rural-noticias/governo-sao-paulo-reduz-icms-etanol-para-impulsionar-producao-66481