Governo goiano quer que usinas construam asfalto para descontar em ICMS
16-03-2017

Usina Caçu - Vicentinópolis/GO
Usina Caçu - Vicentinópolis/GO

Representantes de usinas, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos municípios de Serranópolis, Vicentinópolis e Inaciolândia, se reuniram hoje com governador Marconi Perillo (PSDB) para cobrar a construção asfáltica da GO-320 à GO 210, que liga Vicentinópolis a Porteirão, Acesso a GO-184 em Serranópolis e a GO-040 que liga Bom Jesus a Inaciolândia. O governador expôs a dificuldade em fazer as obras de imediato, e sugeriu que as empresas façam a pavimentação para descontar no ICMS.

A reunião foi intermediada pelo deputado estadual Álvaro Guimarães (PR), que já reivindicou as obras ao governo do Estado por meio de emendas parlamentares. “Esta é uma reivindicação antiga da população e dos empresários da região. E como o governo está com dificuldade em liberar verba, o governador sugere que as empresas construam o asfalto para descontar em ICMS”, diz Álvaro.

Marconi pediu aos diretores das usinas e ao presidente do Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol do Estado de Goiás (Sifaeg), André Rocha, que caso aceite o acordo, apresentem projetos à Agência Goiana de Transporte e Obras (Agetop) para aprovação.

De acordo com o diretor administrativo da Usina Caçu, Marcelo Wirgues, a empresa vai acatar a proposta do governador. “Optamos por fazer o acordo com o governo e fazer a obra ligando a GO-210 a 320, entre Vicentinópolis e Porteirão para desconto em ICMS.”

A construção do acesso à GO-184, em Serranópolis, é inviável para a Usina Serradinho, afirma o diretor administrativo Francisco Queiroz dourado. “São apenas 7 km, mas o custo é muito alto. Não compensa para a empresa bancar a obra e descontar o ICMS em 10 anos. A esperança é que, por ser a menor extensão, o governo faça a pavimentação ainda neste mandato”, pontua Francisco.

A Usina Panorama, localizada em Bom Jesus, ainda está analisando a proposta. A afirmação é do diretor administrativo Gilson Soares de Freitas. “Vamos reunir a diretoria e estudar a proposta. É uma obra grande, não dá pra tomar decisões sem fazer cálculos, projetos e estudos”, avalia Gilson.

Além dos diretores das usinas e do presidente do Sifaeg, participaram também da reunião o prefeito de Vicentinópolis, Neilton Ferreira Ozeda (PSDB), conhecido como Branquinho, o vice Ariovaldo Jesus de Carvalho (PP) e o vereador Wilton Moraes Bessa (PSDB). O prefeito de Serranópolis, Lidervan Lima (PSDB), o vice-prefeito, Pastor Cleomar Luis Facco (PSDB) e o vereador Roberto Motorista (PR).