Granbio planeja construir uma nova unidade de etanol 2 G por ano nos próximos dez anos
15-10-2014

O etanol 2G da GranBio é o combustível produzido em escala comercial mais limpo do mundo em intensidade de carbono -7,55 gCO2/MJ, índice comprovado pelo Air Resources Board (ARB), da Califórnia. O cálculo leva em conta as emissões de CO2 desde a coleta da matéria-prima, passando pelos insumos e consumo de energia, até o transporte e distribuição em porto da Califórnia. Nenhum outro combustível produzido em larga escala é mais vantajoso para o meio ambiente e para reversão das mudanças climáticas que o da GranBio, primeira produtora de etanol 2G a ter a pegada de carbono aprovada pelo órgão americano. 

A Granbio tem plano de construir uma nova unidade por ano nos próximos dez anos, elevando a produção total de etanol celulósico para 1 bilhão de litros até 2022.As novas usinas que estão no plano de expansão da Granbio serão construídas em parceria com empresas que já produzem etanol de primeira geração ou com investidores financeiros.
Segundo Bernardo Gradin, presidente da Granbio, a segunda planta de etanol celulósico deve entrar em operação em 2016.O investimento total nas dez usinas de segunda geração que a Granbio planeja erguer estão estimados em R$ 4 bilhões, mas Gradin diz que esse valor pode ser menor à medida que amplie os seus conhecimentos sobre a produção e que a cadeia de fornecedores se desenvolva.Uma das empresas mais cotadas para receber uma unidade Bioflex é a Usina Coruripe, a maior produtora do Nordeste, mas a maior parte da cana da Coruripe ainda é queimada, a empresa sempre valorizou a geração de emprego para cortadores de cana.
Veja matéria completa na editoria Capa na edição 14 da revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br