GranBio: usina Bioflex 1 deve voltar a operar em outubro
28-06-2016

O vice-presidente de Novos Negócios da GranBio, Alan Hiltner, afirmou nesta segunda-feira, 27, ao Broadcast Agro, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, que a produção de etanol de segunda geração (2G) na Bioflex 1 deverá ser retomada em outubro deste ano.
A unidade produtora de álcool celulósico, localizada em São Miguel dos Campos (AL), interrompeu suas atividades em abril para "ajustes de equipamento e de processos de produção", explicou o executivo nos bastidores de evento na capital paulista.
A usina tem capacidade instalada para produzir 82 milhões de litros de álcool por ano. Para 2016, porém, Hiltner evitou fazer projeções justamente em razão da paralisação da indústria. A Bioflex 1 foi a primeira usina do Hemisfério Sul a produzir etanol 2G em escala comercial e custou US$ 190 milhões, com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Na avaliação de Hiltner, o mercado global de etanol 2G, feito a partir do bagaço de cana-de-açúcar, "está no momento de entender o que o produto pode entregar". Para ele, até 2018 os custos de produção do 2G devem se igualar ou até mesmo ficar abaixo dos de primeira geração (1G), fabricado da forma tradicional, a partir do caldo de cana.