Grifes do agro
16-06-2014

Fabricantes de máquinas e implementos agrícolas lançam produtos de uso pessoal para reforçar a marca e utilizam as grandes feiras como vitrine

Clivonei Roberto e Luciana Paiva
Butiques atraem compradores na Agrishow
Muitos produtores rurais são apaixonados por suas máquinas agrícolas, admiram o designer, comparam o desempenho, a força do motor, colecionam as relíquias, mas sempre estão de olho nos lançamentos e desejam um modelo mais possante, com mais detalhes e tecnologia mais avançada.
Esse envolvimento por essas máquinas é bastante explicável: elas custam milhares de reais, algumas até milhão; são as companheiras de horas e horas de trabalho; e passaram a ser fundamentais para a realização das atividades agrícolas. Além disso, a tecnologia embarcada é tão grande que o agricultor até se sente pilotando uma Ferrari. Por isso, a relação com a máquina virou paixão e admiração, a ponto dos consumidores desejarem carregar a marca de suas máquinas em objetos pessoais, como bonés, roupas e sapatos.
Os grandes fabricantes de máquinas e implementos agrícolas perceberam essa tendência e a linha de produção de bonés, que era destinada a brindar os clientes, se expandiu, virou negócio. Hoje, nas principais feiras de agronegócio as butiques com os produtos com a marca das empresas ocupam a linha de frente dos estandes. Segundo Patrícia Dias, responsável pelas butiques das empresas do Grupo AGCO (Massey Ferguson e Valtra), num primeiro momento, a área dedicada à loja segue o padrão arquitetônico do próprio estande. Já a coleção é criada baseada no conceito que se pretende passar da marca para o público.
Veja matéria completa na edição 10 da CanaOnline, visualize no site, baixe o pdf da edição ou o aplicativo grátis para tablete e smartphone – www.canaonline.com.br