Grunner mostrou na 28ª Agrishow o impacto negativo da compactação do solo no desenvolvimento da cana-de-açúcar
12-05-2023

Tecnologia desenvolvida pelos irmãos Belei, produtores de cana, nasceu no campo

A Grunner Smart Machines, empresa de tecnologia localizada em Lençóis Paulista, SP, nasceu da visão empreendedora e inovadora dos irmãos Henrique e Mateus Belei. Produtores de cana, eles estavam incomodados com o chamado 'pisoteio' nas linhas de cana, onde o trator, literalmente, 'pisa' na planta.

Os Belei partiram em busca de uma solução. Adaptaram um caminhão para executar a operação de colheita e aplicação de insumos. A estratégia funcionou. Além de aumentar a produtividade da fazenda, a ideia original - um caminhão autônomo que executa as operações sem pisotear as linhas - revelou-se fundamental para reduzir custos e combater as emissões de CO2 no processo agrícola.

A solução desenvolvida pelos Belei deu tão certo que, em 2018, foi firmada uma parceria exclusiva com a Mercedes Benz. A invenção conquistou produtores de diversas regiões brasileiras, consolidando a Grunner como uma companhia dotada de alta capacidade inovadora na produção de tecnologia para o campo, com foco no aumento de produtividade da operação e maior cuidado com a lavoura - pelo controle de tráfego e menor compactação do solo.

E para comprovar o fato negativo da compactação de solo no desenvolvimento da cana, a Grunner realizou um estudo prático sobre o tema e apresentou o resultado durante a 28ª Agrishow, feira internacional de tecnologia agrícola, que aconteceu em Ribeirão Preto, SP, de 1 a 5 de maio.

Confira a explicação de Denis Arroyo, Ceo da Grunner: