Grupo Batatais e São Martinho fazem parceria comercial
02-03-2016

O presidente do Grupo Batatais, Bernardo Biagi, revelou nesta terça-feira, 1, que a companhia sucroalcooleira firmou parceria comercial para que a São Martinho comercialize sua produção de açúcar e etanol. A parceria durará inicialmente três anos e ocorreu depois de o Grupo Batatais deixar a Copersucar após 30 anos. O acordo com a São Martinho deve movimentar uma produção de 400 mil toneladas de açúcar e 300 milhões de litros de etanol por safra.
A Copersucar nasceu de uma cooperativa de usinas e se tornou sociedade anônima, sendo uma das maiores tradings do mundo do setor sucroenergético. A sistemática de operação da companhia "engessou" os negócios do Grupo Batatais, segundo Biagi. "Quando se faz parte da Copersucar, ela determina as quantidades a serem negociadas e não há muita flexibilidade no negócio. É uma operação engessada e não há, por exemplo, a possibilidade de fixação de preços", explicou.
De acordo com o executivo, o volume negociado de açúcar com a São Martinho deve atingir 1,7 milhão de toneladas, e o de etanol ficar em 1,3 bilhão de litros com as operações em conjunto com o Grupo Batatais. "A São Martinho não aumentou sua estrutura e terá ganho de diluição de custo, porque vamos pagar parte da operação. Para o grupo (Batatais), o negócio será importante para operarmos nesse negócio, que é novidade", concluiu.
O Grupo Batatais tem unidades na cidade homônima na região de Ribeirão Preto e em Lins (SP). A companhia espera processar 6,858 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na safra 2016/2017, cuja moagem começou na segunda-feira, 29. O volume, caso seja atingido, será 7% maior que o total de 6,32 milhões de toneladas da safra anterior. Com os preços mais remuneradores, o grupo irá priorizar a produção de açúcar nesta safra, com alta de 30% no volume ante 2015/2016, para 8,35 milhões de sacas de 50 quilos cada. Já a produção de etanol deve atingir 296 milhões de litros, queda de 4% entre os períodos.