Grupo EQM é uma força transformadora no Nordeste, inclusive ao gerar oportunidades para as mulheres
09-04-2025

Ações em prol de uma maior equidade de gênero e de um ambiente de trabalho mais inclusivo e diverso fazem parte da gestão da empresa
Nos morros de Pernambuco, a tradição encontra a modernidade. Berço do desenvolvimento da cultura canavieira no Brasil, o Estado abriga famílias que cultivam cana-de-açúcar há quase 500 anos, e usinas com mais de um século de atividade. É o caso da Usina Cucaú, fundada em 1891 pela Companhia Geral de Melhoramentos em Pernambuco e adquirida por Armando de Queiroz Monteiro, em 1944.
Pernambucano dotado de grande espírito empreendedor, Armando iniciava naquele momento uma das maiores companhias bioenergéticas do país. Esse importante legado foi passado para seus filhos Armando, Múcio e Rômulo, a partir de 1989, quando do falecimento do empresário. O primogênito, Armando Monteiro Filho, que já atuava ao lado do pai, liderou e diversificou os negócios da família entre os anos de 1960 e 1990. Rômulo Monteiro, engenheiro agrônomo de formação, contribuiu significativamente com a consolidação do parque agroindustrial. E, Múcio, também teve ativa e exitosa participação na gestão da usina até o seu precoce falecimento em março de 1972, em decorrência de um trágico acidente aéreo.
E no ano 2000, o empresário Eduardo de Queiroz Monteiro, presidente do Grupo EQM e filho de Armando de Queiroz Monteiro Filho, adquiriu o controle acionário da empresa, que atualmente detém três unidades agroindustriais no nordeste brasileiro: a Usina Cucaú, em Rio Formoso-PE, a Usina Utinga, em Rio Largo -AL e, sob contrato de gestão, a Usina Estivas, em Arez - RN.
VEJA MATÉRIA COMPLETA NA 2ª EDIÇÃO DO LIVRO MULHERES DA CANA-DE-AÇÚCAR – CLIQUE NO LINK: https://www.canaonline.com.br/conteudo/livro-mulheres-da-cana-edicao-2.html