Compartilhe:

Grupo Japungu investe forte em irrigação, sofre menos com a seca e amplia área com gotejo

O Grupo Japungu é composto por seis unidades bioenergéticas. Duas na Paraíba, a Agroval e a Japungu Matriz. Em Goiás são três, a CRV Goiás, Rubi Uruaçu e a Rubiataba (Cooper-Rubi). E uma unidade em Minas Gerais, a CRV Minas (Vale do Paranaíba).

A seca castigou todas as unidades, porém, o Grupo Japungu sofre menos, pois investe forte em irrigação, seja para salvação, como acontece nas unidades da região Centro-Sul, ou irrigação plena realizada nas unidades da Paraíba. Por exemplo, a Japungu Agroindustrial, com 26 mil hectares de área própria e possui uma equipe dedicada com mais de 600 pessoas e uma robusta estrutura de irrigação em diferentes métodos.

Mas são os canaviais com irrigação por gotejo que a Japungu alcança o melhor desempenho. A média de produtividade dos canaviais irrigados via sistema de gotejo atingiu 112 TCH na última safra. Em uma comparação bruta, a média geral de todas as áreas da usina é 57 TCH. Além de ganhos na produção, a empresa paraibana tem observado maior longevidade dos canaviais irrigados por gotejo. Alguns, inclusive, estão caminhando para o 13º corte com uma produtividade média de 106 TCH

A satisfação com a irrigação por gotejamento é tanta, que José Bolivar Melo Neto, Diretor na Japungu Agroindustrial S/A, conta que ainda este ano, os 5500 hectares de área irrigada por gotejamento subterrâneo passarão para 8.500 hectares.

CONFIRA AS INFORMAÇÕES PASSADAS POR BOLIVAR: