Grupo Santo Antonio, localizado no norte de Alagoas, se renova para se manter forte no setor
14-12-2023

Açucareira Santo Antonio, localizada em São Luiz do Quitunde, zona da mata Norte de Alagoas.

A visita à Usina Santo Antonio faz parte do tour técnico da CanaOnline pelo Nordeste Canavieiro para registrar exemplos de superação, inovação e boas práticas de produção. O material integrará o livro CANA DE TUDO: DO AÇÚCAR AO INFINITO, que a CanaOnline lançará no segundo semestre de 2024.

O Grupo Santo Antonio conta com duas unidades produtoras, a Santo Antonio e a Camaragibe, distante 22 quilômetros. Cerca de 35% de sua área é de relevo acidentado, o que impossibilita, ou pelo menos dificulta muito a mecanização dos canaviais. Por outro lado, sua produtividade é considerada boa, em decorrência de solos férteis, boas condições de chuva e de um manejo correto. Mas, principalmente a carência de mão de obra para o corte da cana, fez os gestores do Grupo Santo Antonio reverem a condição de colheita manual, com isso, a mecanização do corte inicia nesta safra.

Canaviais em condições de topografia mais acidentada deverão dar lugar para a pecuária ou produção de eucalipto. Para compensar os hectares sem cana, a meta é produzir mais nas áreas planas. Para isso, está em curso a adoção de pacotes tecnológicos e novos conceitos agrícolas.

Confira nas postagens que faremos, começando pelo depoimento de Marcos Maranhão, diretor do Grupo Santo Antonio.