Guarani: salto na produtividade agrícola é a maior prioridade
20-12-2016

Considerando que os preços deverão continuar bons de açúcar e etanol em 2017, é correto dizer que o grande desafio será produzir muita cana e cana de qualidade?

Essa é a maior prioridade do Grupo Guarani Tereos Açúcar, Etanol e Energia. “É claro que você tem que começar um trabalho muito antes, não é só achar que você vai fazer tudo nesse 2016 para colher frutos em 2017. Tanto é que se a gente olhar as condições climáticas que nós tivemos neste ano, conseguimos absorver as consequências do clima, como geada e estiagem, por conta da tecnologia que adotamos. Nos preparamos para, a cada ano, darmos salto na produtividade agrícola. Esse é a nossa maior prioridade”, diz Jaime Stupiello, diretor agrícola da Guarani Tereos.

Para aumentar a produtividade, Stupiello destaca três fatores. “A nutrição sem dúvida é uma alavanca para aumentar a produtividade. O censo varietal que trabalhamos, e a busca das melhores variedades, com melhor performance, também são importantes. Além disso, o controle de tráfego na lavoura é crucial, não podemos destruir o nosso maior patrimônio, que é a cana. “

Muitas empresas do setor tiveram problemas para plantar cana, não conseguiram fazer a reforma. E a Guarani? “No próximo ciclo de plantio pretendemos aumentar. Vamos reformar em torno de 20% os nossos canaviais, que é um número aceitável dentro das expectativas. Lógico que a gente carregou um pouco o canavial velho ao longo desses anos, mas agora tende a entrar em uma normalidade. Por outro lado, compensamos com bom trato cultural, então isso compensa um pouco a idade do canavial um pouco mais velha.”

Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.