Há benefícios em ter os canaviais certificados?
04-08-2021

 Paulo Rodrigues, do Condomínio Agrícola Santa Izabel, foi um dos primeiros produtores certificados pela Bonsucro. Foto: Arquivo CanaOnline
Paulo Rodrigues, do Condomínio Agrícola Santa Izabel, foi um dos primeiros produtores certificados pela Bonsucro. Foto: Arquivo CanaOnline

No dia 11 de agosto, às 19h, o produtor Paulo Rodrigues participará da live “Sustentabilidade estratégica no novo modelo de negócios”

Leonardo Ruiz

A unidade paulista de Jaboticabal do Condomínio Agrícola Santa Izabel é, desde o final de 2016, certificada pela Bonsucro, hoje considerada como o principal selo internacional de qualidade das práticas de sustentabilidade das empresas que produzem produtos derivados da cana-de-açúcar. O selo foi obtido após um intenso trabalho da Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba (Socicana), que conseguiu certificar naquele ano três produtores pela Bonsucro e outros 17 pela Roundtable on Sustainable Biomaterials (RSB).

Produtor rural e um dos administradores do Condomínio Agrícola Santa Izabel, Paulo Rodrigues afirma que a certificação tem como objetivo atestar as práticas agrícolas, ambientais, trabalhistas e sociais adotadas na sua propriedade. No entanto, ele ressalta que ainda não houve retorno financeiro direto na comercialização da matéria-prima para as unidades agroindustriais. “O que a certificação nos trouxe foi um maior rigor no registro das ações e processos adotados internamente.”

A inexistência de melhor remuneração pela cana certificada, inclusive, é algo que incomoda os produtores certificados e é um entrave à maior adoção do sistema. Os canavicultores defendem o pagamento diferenciado pela cana certificada, como acontece, por exemplo, com a soja. Atualmente, os ganhos ocorrem de forma indireta, como maior eficiência no uso de recursos e processos, redução de risco de passivos trabalhistas e ambientais, maior qualificação e permanência da mão de obra.

No dia 11 de agosto, às 19h, Paulo Rodrigues participará da live “Sustentabilidade estratégica no novo modelo de negócios”. Na ocasião, o produtor irá fornecer detalhes do processo de certificação de sua propriedade e abordará a questão da necessidade de melhor remuneração para os fornecedores de cana certificados. O evento será transmitido ao vivo pelos canais digitais da CanaOnline (YouTube, Facebook e LinkedIn) e contará com a participação de:

* Luís Andrade - Gerente de relações institucionais da BP Bunge Bioenergia;

* Paulo de Araújo Rodrigues - Produtor de cana certificado Bonsucro, Guariba/SP;

* Laura Vicentini - Gerente técnica e sócia-fundadora da Spinagro (primeiro viveiro de MBP’s certificado Bonsucro e Selo 2030 Today), de Batatais/SP;

* Lívia Ignácio - Gerente Brasil da Bonsucro;

* Cristiane de Simone e Juliana Farinelli – Sócias na AgroVerde Consultoria em Sustentabilidade Estratégica;

Serviço

Live “Sustentabilidade estratégica no novo modelo de negócios”

Realização: CanaOnline

Data e horário: Quarta-feira (11/08), das 19h às 20h40

Endereços: O evento será transmitido ao vivo nos canais digitais da CanaOnline: YouTube (www.youtube.com/c/CanaOnline100), Facebook (www.facebook.com/canaonline.com.br) e LinkedIn (www.linkedin.com/company/canaonline).