Há mais de quinze anos, Grupo USJ desenvolve projeto de reflorestamento
10-02-2015

Programa Margem Verde já plantou mais de 1 milhão de mudas nativas em SP e GO


A Usina São João, em Araras, SP, pertencente ao Grupo USJ, desenvolve o programa Margem Verde, que já plantou mais de 1 milhão de mudas de árvores nativas em matas ciliares. O Grupo também possui as usinas São Francisco e Rio Dourado, em joint venture com a Cargill, situadas na região de Quirinópolis, no Sul de Goiás, em que também a iniciativa é implementada. No entanto, é na Usina São João onde o programa tem atuação mais intensa, com número maior de árvores plantadas.
Segundo o diretor do Grupo, Ricardo Ometto, o Projeto Margem Verde cuida do reflorestamento com espécies nativas, recompondo a margem de mananciais, de represas e de rios. “Recuperamos áreas degradadas nos municípios do entorno das usinas São João (SP), São Francisco (GO), e Rio Dourado (GO). Desde o início das ações, em 1999, já foram plantadas mais de 1 milhão de mudas de várias espécies, a maioria cultivadas nos viveiros da própria empresa e outras doadas por governos estaduais e municipais e empresas públicas”, explica.
Todas as etapas do processo ficam sob responsabilidade de funcionários do Grupo USJ – do cultivo de mudas ao plantio, além da limpeza e manutenção das áreas reflorestadas. Áreas de Preservação Permanente (APP) recebem atenção especial para não sofrerem danos ambientais. O Projeto Margem Verde é conduzido de acordo com as normas do Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais (DEPRN) do Estado de São Paulo.
Ometto relata que, por causa das árvores, animais como a capivara, o lobo-guará, o guaxinim, o gato do mato e até a onça pintada convivem com a produção de etanol, açúcar e energia. “Sem contar a variedade de pássaros atraídos pelas árvores frutíferas”, diz.


Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.