H.COMMCOR: relatório semanal – açúcar e etanol
07-12-2018

O mercado de açúcar trabalhou num range de 89 pontos na última semana, fazendo a máxima em 13,21 cts/b (flertando, novamente, com a importante resistência de 13 cts/lb mas, novamente, não conseguindo sustentar acima desse nível) e a mínima em 12,32 cts/lb. As notícias do mercado de açúcar continuam em um movimento construtivo, porém os traders estão preferindo aguardar as confirmações de menores safras, e o movimento e volumes diários continuam abaixo do usual.

Mas vale lembrar, os preços estão bem melhores do que os 9,98 cts/lb vistos poucos meses atrás, se os fundamentos estivessem guiando os preços, certamente estaríamos acima de 13 cts/lb. A Tailândia deve plantar menos cana na safra 19/20 por conta do menor rendimento e clima adverso, a expectativa é que a produção caia em 1 mi ton na próxima safra.

A U.E projeta queda de até 11% na produção de açúcar na safra 18/19, com o último verão com temperaturas acima da média atrapalhando a produtividade da beterraba.

O que vai determinar o mix do C/S para a próxima safra é o quanto o petróleo pode chegar e tirar a competitividade com o etanol. A paridade ainda está em vigência, mas os preços do petróleo não conseguem sustentar um aumento, trazendo tensão ao mercado.

Fonte: H. Commcor DTVM