Heat® receita para o controle de daninhas de folhas largas
06-01-2016

O fim da queima da cana tem criado um novo ambiente de produção, nele destacam-se as chamadas plantas daninhas de folhas largas como: Mamona, Mucuna, Merremias e Ipomeas, que senão forem bem manejadas, podem até inviabilizar a colheita mecanizada. “Elas se enrolam nos pirulitos da colhedora de cana e travam a máquina, podem até tomba-la”, conta Maria Christina Pacheco, produtora de cana em Capivari, SP.

O consultor Weber Valério, sócio da Consult Agro e AgroAnalítica, afirma que em relação ao controle de plantas daninhas nos canaviais, atualmente, o maior problema está em conter a disseminação das folhas largas.

A BASF apresentou sua receita para controle de folhas largas em cana-planta, o herbicida Heat®. Carulina Oliveira, gerente de Marketing de Cana, Citros e Amendoim da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF, explica que o herbicida age de maneira veloz, tem rápida absorção pelas plantas daninhas sem deixar de ser altamente seletivo para cultura.

Desde 2006, a BASF realiza estudos de uso do Heat® na cultura de cana, foram mais de 40 áreas tratadas com o acompanhamento e respaldo de profissionais de usinas, produtores, pesquisadores e consultores. Entre eles está o pesquisadorPedro Jacob Christoffoleti- ESALQ/USP, que desenvolve o trabalho em parceria com a Agrocon Assessoria Agronômica.O resultado dos estudos apontou que Heat® tem ação pós e pré-emergente da planta daninha; a aplicação na cana-planta tem ação residual até a operação de quebra-lombo; excelente custo-benefício, controle eficaz de folhas largas entre 95% a 100%; tem ação rápida; seletivo para todas as variedades de cana; apresenta a menor pressão de vapor se comparado com os outros produtos do mercado, sem riscos de volatilização e danos para culturas vizinhas na aplicação aérea e pode ser rotacionado com outros ingredientes.

“Realmente é uma molécula nova, não é algo adaptado. Ficamos impressionados com a eficácia do produto. E se alguém encontrar um produto mais eficiente que o Heat® para controle de corda-de-viola(Ipomoeagrandifolia), me apresente, porque não conheço”, afirma Marcelo Nicolai, gerente técnico da Agrocon.

O consultor Weber Valério diz achar a nova molécula excelente, um produto extremamente equilibrado.Weber salienta que para resolver os desafios que nasceram com esse novo canavial, é fundamental que os profissionais e as tecnologias se reinventem. “Não dá mais para ficar no ‘bê-á-bá’, é preciso que as práticas evoluam e que haja investimento em tecnologia embarcada, não adianta adquirir produto mais barato achando que está reduzindo custo, o importante é a eficácia. No caso de controle de daninhas, por exemplo, o produto ineficaz não vai controlar, o que leva à reaplicação, e qual é o custo disso? ”, pergunta.

Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, basta baixar GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.