Herbicida inova em cana-de-açúcar ao atuar na pré-emergência das plantas daninhas de difícil controle
16-06-2016

A Bayer acaba de disponibilizar ao mercado nacional o herbicida Alion®, uma nova tecnologia que chega para revolucionar o manejo de plantas daninhas para os cultivos de café, citros e cana-de-açúcar. “Além de impedir a germinação de plantas daninhas resistentes e de difícil controle, por ter um residual prolongado, Alion® contribui para a sustentabilidade do negócio do produtor, pois sua ação permite aplicações otimizadas, contribuindo para a redução do consumo de água, maquinário, CO2 , além da otimização da mão de obra no trato das lavouras”, afirma Mário Lussari, gerente de Portfólio Herbicidas e Reguladores de Crescimento da Bayer. 

Para falar mais detalhes do produto, Lussari realizou ontem uma coletiva de imprensa. Segundo ele, Alion® é um herbicida inovador no mercado canavieiro por controlar plantas daninhas de difícil controle em pré-emergência. Atua diretamente no solo e inibi a germinação e emergência de plantas daninhas, porém, com um número reduzido de aplicações. “Dependendo das condições de infestação na lavoura, o produto poderá ser utilizado apenas uma vez no ano”, avalia Lussari.
Em cana-de-açúcar, tem espectro de controle amplo: é eficiente tanto em folhas largas como em folhas estreitas. Na lavoura canavieira, é recomendado para cana-planta, cana-soca seca e cana-soca úmida.
Mas como o produto atua na planta? O gerente da Bayer a principal ação de Alion® é atingir a síntese de celulose dentro da semente, prejudicando a germinação da planta daninha. “Desta forma, impede que a planta cresça. Por isso que é um inibidor de síntese de celulose.” A grande vantagem do produto, de acordo com ele, é que vai proporcionar uma prevenção na defesa do canavial, uma vez que permite agir antes da planta daninha emergir e possibilitar o controle do banco de sementes.
Além disso, Lussari lembra que, pelo fato de ser uma molécula inédita, exclusivamente desenvolvida pela Bayer, Alion® consegue “trazer benefícios de controle de plantas daninhas que já adquiriram resistência a alguns tipos de herbicidas”.

MANEJO
A tecnologia, aliada ao manejo correto e às boas práticas agrícolas, é uma ferramenta estratégica para o produtor rural produzir mais e melhor. O novo herbicida vem ao encontro da necessidade do agricultor, que enfrenta plantas daninhas de difícil controle. Pois controlando as plantas que competem por água, espaço e luz com a principal cultura, ele poderá ter uma produção maior por hectare, com custo otimizado e maior qualidade do produto final.
Atenta a este cenário, a Bayer como uma empresa de ciência e inovação busca cada vez mais apresentar soluções que possam contribuir para o desempenho da agricultura no Brasil. “Temos o compromisso de impulsionar a agricultura moderna, por meio de tecnologias provenientes de pesquisa e desenvolvimento. Assim, apresentar moléculas, por meio de produtos como o Alion®, é fundamental para nós da Bayer, que estamos ao lado do produtor, ouvindo, entendendo suas necessidades para oferecer exatamente o que ele precisa para desenvolver seu negócio de forma sustentável”, diz Lussari. O produto foi desenvolvido nos últimos dez anos no Brasil.
Para apresentar ao mercado esta inovação, ao longo dos próximos meses, a empresa vai realizar eventos focados nas principais regiões produtoras de café, citros e cana junto aos agricultores e pesquisadores. “O produto já será comercializado para o setor canavieiro, além dos segmentos de citros e café, ao longo dos próximos meses”, conclui Lussari.
Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.