Herbicidas eficientes e evolução na tecnologia de aplicação contribuem para o controle de PDs
08-01-2018

Dib Nunes Jr, presidente do Grupo IDEA, comenta que, se por um lado, aumentou a dificuldade no controle de plantas daninhas, por outro, as agroquímicas cada vez mais investem em herbicidas mais eficientes e os equipamentos de aplicação estão cada vez mais evoluídos. Os herbicidas, na sua maioria, utilizados para a cultura da cana-de-açúcar, são seletivos, devido a aspectos de absorção foliar e à degradação do herbicida absorvido pela planta cultivada, com o controle das plantas daninhas sem comprometer o desenvolvimento e produtividade da cultura.

 Em linha com as observações de Dib, está o comentário de Paulo Donadoni, Gerente de Cultura Cana-de-Açúcar da Bayer CropScience. “O setor sucroenergético tem investido cada vez mais em tratamentos com resultados de controle superiores e vem vencendo o combate contra as plantas daninhas. Ferramentas para mapeamento de infestações, equipamentos com tecnologias de aplicação modernas e de aplicabilidade confiável no efeito de controle sobre a matocompetição estão cada vez mais acessíveis e adaptadas a realidade canavieira. Consultorias especializadas suportam as dúvidas dos produtores nas escolhas dos tratamentos bem como equipes técnicas dedicadas ao cultivo da Cana.”

 Por parte das empresas fabricantes de herbicidas, como é o caso da Bayer, Donadoni salienta que todo esse suporte especializado tem melhorado em muito o resultado no combate ao mato nas lavouras de cana. “Mesmo em situações de elevada necessidade de residual, nosso portfólio herbicida ao setor Canavieiro possui entregas precisas neste aspecto, com é o caso da tecnologia herbicida Alion. Atualmente a Bayer é a empresa que mais oferece ao setor inovações em herbicidas e até 2019, outros três novos herbicidas da Bayer para Cana estarão disponíveis, para oferecer na lavoura, entregas praticas importantes aos produtores canavieiros.”

 Na época das chuvas, a cana vem que é uma beleza. Porém, quem nasce e cresce mais rápido que a cana são as plantas daninhas, uma vez que, durante o período úmido, as condições climáticas, tais como umidade, temperatura e luminosidade, são mais favoráveis, influenciando diretamente na germinação, desenvolvimento e crescimento.

 Por isso, é justamente no período úmido que a cana precisa de mais ajuda para vencer a matocompetição. Estimativas apontam que, durante essa época, as plantas daninhas podem reduzir até 42% da produção de cana por hectare. Para ajudar o setor canavieiro a controlar as daninhas na época úmida, a FMC Agricultural Solutions lançou, em 2017, o herbicida Stone, que possui formulação exclusiva e amplo espectro de controle para as principais plantas daninhas, como Corda-de-Viola, Tiririca, Caruru, Capim-braquiária, Capim-marmelada, Capim-Carrapicho, Trapoeraba e Capim-pé-de-galinha.

 Leonardo Brusantin, engenheiro agrônomo de desenvolvimento de mercado da FMC, explica que o Stone possui ação em pré e pós-emergência inicial para o controle de gramíneas, ciperáceas e folhas largas, eliminando toda a mato-competição e favorecendo o melhor potencial produtivo para cana-de-açúcar. O produto foi desenvolvido para aplicação em pré-emergência da cana, tanto para o plantio, cana-soca úmida e quebra lombo, oferecendo seletividade para a cultura em seu período de maior desenvolvimento.

 O produto é composto pela associação de duas moléculas, que atuam de forma sinérgica para o melhor controle das plantas daninhas no período úmido e crítico para o canavial. Os diferenciais do produto são as duas moléculas que se complementam, conferindo maior distribuição no perfil do solo na época úmida. A baixa solubilidade de diuron e média de sulfentrazone conferem esta característica ao produto.

 Resumindo, de acordo com Dib, durante todos os dias do ano, os profissionais do setor devem estar atentos para defender seus canaviais contra as plantas daninhas e ficarem abertos para o uso das melhores ferramentas que auxiliam a cana a vencer esta guerra.

Veja matéria completa na editoria Fitotécnico, na edição 49 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.

Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.