Hoje extraído de fontes fósseis, o hidrogênio usado em células de combustíveis poderá ser derivado do etanol
20-09-2016

Durante solenidade comemorativa aos 65 anos de fundação da Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba (Socicana), em Guariba/SP, no dia 16 de setembro de 2016, um tema não muito comum para esse tipo de evento foi abordado: a utilização do hidrogênio como combustível em células de combustíveis.

Tal assunto foi abordado porque o etanol poderá ser solução para gerar hidrogênio. Quem levou a discussão do assunto para a solenidade foi o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim.

Considerado o combustível do futuro, o hidrogênio poderá ser obtido por meio da cadeia produtiva do álcool. O processo começa quando o etanol é aquecido e bombeado para o interior de um reator, onde o catalisador estimula uma série de reações químicas que, ao final, geram um gás com elevado teor de hidrogênio.

Os gases residuais, como o monóxido de carbono, dióxido de carbono e metano, são removidos e o hidrogênio é purificado. “Quando é usado o álcool - uma fonte renovável - ocorre um processo sustentável do ponto de vista ecológico, ao contrário do gás natural, um combustível fóssil”, disse Arnaldo Jardim.

“Os automóveis talvez possam um dia rodar com hidrogênio produzido a partir de cana-de-açúcar. Tudo depende, porém, de tornar mais eficiente a reação química que extrai do etanol o gás hidrogênio, normalmente fabricado a partir de gás natural”, comentou o presidente da Datagro, Plínio Nastari.

Socicana
Como parte da solenidade, a Socicana inaugurou seu novo auditório, batizado com o nome de seu primeiro presidente, Antônio José Rodrigues Filho, além da galeria dos ex-presidentes da entidade.
O coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, filho do homenageado in memoriam, agradeceu a diretoria e ressaltou que a ação é um reconhecimento “aos heróis do passado, que contribuíram para o crescimento da entidade e para o fortalecimento do setor”.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.