IAC e Usina Petribu têm parceria para o desenvolvimento da variedade de cana IAC-Petribu300
01-12-2023

Em 2029, a Usina Petribu, localizada em Lagoa de Itaenga, zona da Mata Norte pernambucana, completará 300 anos de funcionamento contínuo, é a única usina canavieira do mundo a realizar este feito. “No Brasil, só a Petribu e a Casa da Moeda estão em atividade por todo esse tempo”, conta Jorge Cavalcanti de Petribu”, presidente do Conselho de Administração da empresa.

Um dos segredos dessa longevidade é o investimento em inovações, entre elas, variedades de cana modernas, com alto potencial produtivo. Nesse sentido, a Petribu tem parceria com os principais programas de melhoramento genético, como o Instituto Agronômico (IAC).

Marcos Landell, diretor geral do IAC, é um defensor da importância da adoção de variedades personalizadas, que atendam às condições regionais. E essa parceria do IAC e Petribu vai perfeitamente ao encontro dessa indicação de Landell, pois promove o desenvolvimento da variedade de cana IAC-Petribu300, mais personalizada impossível.

A variedade deve ser lançada em 2029, ano em que a Petribu completará 300 anos, além de ser uma homenagem, será uma variedade que deverá apresentar grande resposta às condições edafoclimáticas da região onde a unidade se encontra.

O Tour Técnico da CanaOnline pelo Nordeste Canavieiro visitou a Petribu. Veja as informações passadas por Luiz Carlos Jatobá, gerente agrícola da Usina Petribu.