Implantando MPB sem irrigação
09-10-2015

A orientação é que, após o transplantio das mudas pré-brotadas (MPB), é imprescindível que o produtor realize a irrigação da área para garantir a qualidade do desenvolvimento das plantas, o que varia de acordo com o solo e as condições climáticas. Além disso, realizar a irrigação da área plantada traz outros benefícios, como a eliminação de bolsões de ar no solo, compactação da terra no pé da muda na medida certa e precisão na oferta da água.

Porém, a Viralcool não quis saber do assunto e resolveu, mesmo em um período seco, implantar viveiros de Plene da Syngenta sem se preocupar com a irrigação, apostando apenas na boa vontade de São Pedro. “Plantamos com as previsões de chuva debaixo do braço e acabamos acertando”, diz o gerente agrícola da unidade, Fábio Toniello. Segundo ele, todos os campos registraram pegamento de praticamente 100%, mesmo sem irrigação e com baixa pluviosidade. “Os viveiros pegaram mesmo na seca. Em janeiro, por exemplo, choveu apenas 70 mm, enquanto o normal é 300 mm”.

O diretor de marketing cana-de-açúcar da Syngenta, Leandro Amaral, explica que a empresa realiza extensa pesquisa em germinação de toletes, sendo que são utilizados hormônios, produtos químicos e um manejo muito especifico para que a muda possa proporcionar essa ampla resistência para o produtor. “Dessa forma, é possível passar por um longo período de seca, como o vivido pela Viralcool, sem que a muda sofra.” Segundo ele, a taxa de pegamento, mesmo em condições adversas, é de 98%. “Com o Plene, é possível sobreviver ao estresse hídrico e ainda garantir produtividade lá na frente.”

Amaral ressalta, ainda, que os ganhos proporcionados pela plataforma são muitos, podendo chegar a 30% na taxa de multiplicação em relação aos viveiros e incremento de produtividade entre 20% e 30%. “Além da produtividade, existem outros ganhos decorrentes do Plene, como o fato de a unidade poder aumentar seu percentual de variedades precoces, otimizando, dessa forma, o ATR (Açúcar Total Recuperável)”.

Veja matéria completa na editoria Especial MPB na nova edição da revista CanaOnline. Visualize a edição no site ou baixe grátis o APP CanaOnline para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br