Incrementar a produtividade da cana em áreas com nematóides
21-07-2015

O nematoide é um ser diminuto, que está presente em grande diversidade e em diferentes habitats. Algumas espécies podem causar danos às plantas cultivadas, atacando caules, folhas e flores.


A praga causa grandes danos ao sistema radicular da cana, que se torna deficiente e pouco produtiva. Essas reduções podem variar com a espécie ou espécies encontradas, a população de nematóides e variedade cultivada no talhão. Atualmente, em que a lucratividade é obtida nos detalhes do sistema de produção, é de fundamental importância o monitoramento das áreas cultivadas para prevenção do ataque dessa importante praga de solo.

O principal nematóide em cana é o do Gênero Meloidogyne (nematóides formadores de galhas). É o gênero mais importante, devido aos danos por ele causados quando presente em altas populações. A fêmea dessa espécie é sedentária, de corpo globoso, mesmo quando imatura, fica completamente dentro das raízes, se alimentando através de células nutridoras, sua presença é facilmente detectável devido à formação de galhas (engrossamento da raiz).

Mas é possível controlar a presença dos nematoides e aumentar a produtividade do canavial. Durante o 11º Seminário sobre controle de pragas da cana, Insectshow, que o Grupo IDEA realiza nos dias 29 e 30 de julho, em Ribeirão Preto, Rafael Factor Feliciano, profissional da Basf, apresentará a palestra: Solução Basf para incremento de produtividade em áreas de nematoides.

Não perca a cobertura do evento em tempo real no www.facebook.com/canaonline.com.br