Indústria não é contra, mas quer revisão do Consecana dentro da realidade
08-10-2015

O Consecana é um modelo que traz tranquilidade no relacionamento indústria e produtor agrícola e baliza o mercado em São Paulo e em outros estados. O contingente de cana que hoje é regulado pelo Consecana é grande, atingindo um volume monetário de R$ 13 a R$ 15 bilhões. É um modelo seguro e que traz transparência total. A discussão está na divisão da receita. O que se pretende rever e atualizar, por parte dos fornecedores, é a fórmula paramétrica. E as indústrias não estão contra o aperfeiçoamento, mas querem que seja revisado dentro da realidade atual do setor.

Desde o início, o sistema já teve grandes evoluções, considerando pontos como perdas industriais, eficiência de destilação etc. A fórmula do Consecana hoje também penaliza o ATR Cana. Para que lado existe o desequilíbrio? No passado tínhamos a cana colhida com queima e hoje não temos mais a queima e se leva quantidade enorme de impurezas vegetais e minerais para o processamento e isso é um dos fatores que fez o ATR cair de 145 kg para 135 kg.

Entre o Consecana que começou lá atrás e hoje, as alterações que o sistema já teve promoveram maior remuneração para a cana de 12% entre o modelo antigo e a realidade atual. E o dinheiro saiu da margem industrial. Esses 12%, que saíram pra pagar mais a cana, foram em função de redução de 20,16% da margem do processamento. Além disso, quanto da cana hoje é colhida, transportada e levada do fornecedor até a fábrica pela usina? Não se cobra o valor correto desse serviço, sem contar que a usina ainda faz plantio, fornece muda, presta serviços. O Consecana é um modelo de referência, mas na realidade cada unidade fez uma adaptação para preservar o seu fornecedor. O processo do Consecana veio evoluindo, mas no fundo este sistema é mercado. A usina não quer ficar sem fornecedor de cana e sabe da sua importância.”

Antonio de Padua Rodrigues, diretor técnico da Unica (União da Indústria de Cana-de-açúcar)

Veja matéria completa na editoria Holofote na nova edição da revista CanaOnline. Visualize a edição no site ou baixe grátis o APP CanaOnline para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br