Indústrias de petróleo e biocombustíveis dos EUA pedem a Trump aumento na mistura de combustíveis renováveis
21-02-2025

Ilustração
Ilustração

Grupos se uniram diante da concorrência representada pelos veículos elétricos

Grupos representantes das indústrias de petróleo e biocombustíveis dos Estados Unidos se uniram para solicitar ao novo governo de Donald Trump o aumento dos volumes de combustíveis renováveis que devem ser misturados à matriz energética do país a partir de 2026. O pedido foi formalizado por meio de uma carta enviada nesta semana à administração federal, segundo informações da Reuters.

A aliança entre esses setores é incomum, já que historicamente as refinarias de petróleo e os produtores de biocombustíveis entram em conflito em questões relacionadas ao programa Renewable Fuel Standard (RFS), legislação que obriga as refinarias a misturar bilhões de galões de biocombustíveis, como etanol de milho, à gasolina e ao diesel, ou então comprar créditos de quem o faz.

No entanto, os interesses dessas indústrias se alinharam diante da concorrência representada pelos veículos elétricos, que ameaçam tanto os combustíveis à base de petróleo quanto os biocombustíveis. No mês passado, Trump revogou a ordem executiva de seu antecessor, Joe Biden, que previa que metade dos veículos novos vendidos até 2030 fossem elétricos, uma medida que fazia parte da política de redução das emissões de gases de efeito estufa.

Além do aumento na mistura de combustíveis renováveis, os grupos também solicitaram à Agência de Proteção Ambiental (EPA) a divulgação de padrões plurianuais para o RFS, garantindo maior previsibilidade de mercado para refinarias e produtores de biocombustíveis. Até 2023, as obrigações de volume renovável (RVOs) eram revisadas anualmente, mas no último ajuste, em 2023, foram estabelecidas metas até 2025. Com isso, o governo Trump precisará, em breve, definir os volumes para 2026 e anos subsequentes.

Fonte: DATAGRO