Iniciativas geram mudanças de atitudes em relação ao trabalho da mulher
24-03-2020

Grupo WIN - Women’s Initiative Network. Crédito Divulgação FMC
Grupo WIN - Women’s Initiative Network. Crédito Divulgação FMC

Ações da FMC, por exemplo, ampliam presença feminina em cargos de liderança e incentivam debate sobre temas voltados ao comportamento inclusivo   

Renato Anselmi

Existe hoje no mundo corporativo uma preocupação cada vez maior com a ampliação da presença da mulher no mercado de trabalho, incluindo a sua atuação em cargos de liderança e, principalmente, com a mudança de atitudes para que cessem a discriminação e o preconceito, responsáveis por sérios prejuízos profissionais e pessoais.

Diversas empresas têm adotado iniciativas, ações e programas voltados à conscientização de seus públicos interno e externo para que ocorra um aprendizado visando a superação dos desafios e problemas nessa área. Um dos destaques é a atuação da FMC Corporation, que tem na mudança de comportamento de seus colaboradores uma das consequências positivas deste trabalho. A Companhia fornece soluções para o manejo de pragas, doenças e plantas daninhas em todo o mundo.

“Um dos pilares da empresa é o respeito às pessoas”, enfatiza Thais Loffredo Rodrigues Gomes da Silveira, líder do subprojeto de Gênero, vinculado ao Conselho de Diversidade e Inclusão, criado para direcionar as ações da FMC no Brasil e na América Latina nessas áreas. Além disso, o Conselho conta com mais três subprojetos que têm foco em multicultura e raça, gerações e pessoas com deficiência.

“A empresa tem uma representatividade acima do mercado em relação à presença da mulher em cargos de liderança, incluindo gerência e diretoria”, destaca Thais, que é inclusive gerente de Tesouraria para o Brasil e a América Latina. Formada em Administração de Empresas pela PUC, de Campinas, SP, ela iniciou a sua carreira profissional como estagiária na própria FMC. Possui também pós-graduação em Finanças pela Insper, de São Paulo.

Um dos pilares da empresa é o respeito às pessoas”, enfatiza Thais Loffredo Rodrigues Gomes da Silveira, líder do subprojeto de Gênero

Crédito Divulgação FMC

A Companhia adota constantemente diversas medidas para promover a diversidade e inclusão. A FMC investiu recentemente na contratação de duas lideranças femininas para compor sua equipe: a diretora Comercial Sinara Ferreira, que comanda a divisão Cerrado Oeste, formada pelos estados do Mato Grosso, Rondônia e Mato Grosso do Sul e a nova diretora de Marketing, Daniela Tavares, responsável pela definição e implementação de estratégias de marketing alinhadas aos objetivos globais e regionais do negócio.

Grupo WIN - Na liderança do subprojeto de Gênero desde agosto, Thais Gomes coordenou o relançamento do grupo WIN - Women’s Initiative Network, o que ocorreu com a realização de um evento em outubro. “Desde o ano passado, trouxemos os homens para participarem desse processo de aprendizagem, com a finalidade de proporcionar um ambiente de mais inclusão no desenvolvimento de habilidades e de conhecimento visando essa equidade de gênero em toda a organização”, comenta.

O WIN foi lançado em 2016, quando era um grupo essencialmente de network, com participantes do sexo feminino. “As mulheres tinham encontros a cada três meses, para a o debate de temas diversos, como liderança feminina, agronegócio, viés inconsciente. O objetivo principal desses eventos era aproximar as mulheres na própria Companhia”, diz.

Em 2020, os encontros também acontecerão trimestralmente. No primeiro evento, realizado em março, o tema foi a importância da comunicação no ambiente de trabalho, incluindo a abordagem de questões que envolvem as diferenças entre os gêneros. “É necessário discutir o que fazer para sermos mais assertivos, sob o prisma da comunicação, respeitando essas diferenças e tendo um comportamento mais inclusivo”, afirma.

Daniela Tavares é a nova diretora de Marketing da FMC

Crédito Divulgação FMC

As atitudes no dia a dia e no ambiente do trabalho também serão assuntos do WIN em 2020. “Piadas, brincadeiras, ações e falas que podiam ser aceitas anos atrás, hoje têm outro efeito” – exemplifica Thais Gomes, ao comentar a necessidade de difundir informações e discutir temas relacionados ao comportamento inclusivo.

Realizados em Campinas, SP, esses encontros trimestrais são transmitidos via broadcast para outros países e cidades brasileiras onde estão localizadas unidades da FMC.

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