Iniciativas sociais no setor sucroenergético
28-05-2025

O judô é uma das atividades promovidas pelo projeto Energia que se Move. Créditos: Reprodução
O judô é uma das atividades promovidas pelo projeto Energia que se Move. Créditos: Reprodução

Além de promover o desenvolvimento socioeconômico a partir da geração de empregos em diferentes áreas do país, especialmente nas zonas rurais, o setor sucroenergético também se destaca pelos projetos sociais, que geram impacto positivo nas comunidades. Confira algumas ações: 

Projeto Energia que se Move 

O projeto Energia que se Move é uma parceria entre a Bioenergética Aroeira e a 

Associação Educacional de Desenvolvimento Esportivo Cultural (AEDEC Brasil), que promove a cultura e o esporte nas cidades mineiras de Tupaciguara e Monte Alegre por meio da Lei de Incentivo Federal. 
Atualmente, mais de 280 crianças e adolescentes são impactados pelo projeto com oficinas culturais de canto, musicalização, ballet e danças urbanas; e com atividades esportivas como futsal, natação e judô. Essa iniciativa se propõe a explorar talentos e permitir que as crianças e adolescentes tenham novas possibilidades.

 

Operação e Manutenção de TAP

O curso de Operação e Manutenção de TAP (Trator Agrícola de Pneus) foi promovido pela Delta Sucroenergia com o objetivo de capacitar de forma gratuita os participantes para o uso seguro e eficiente do equipamento. A iniciativa foi uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e aconteceu nas cidades de Conceição das Alagoas e Delta, onde estão localizadas as unidades da empresa. 

Os 21 participantes do treinamento aprenderam sobre segurança do trabalho, funcionamento do trator, manutenção preventiva do trator e do implemento, etc. A iniciativa faz parte do compromisso da Delta Sucroenergia com a capacitação profissional dos residentes de Conceição das Alagoas e Delta

Curso de Excel para PCD

Outra ação realizada pela Delta Sucroenergia foi o curso de Excel para pessoas com deficiência (PCD) em Conceição das Alagoas. A iniciativa, promovida em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), oportunizou a formação profissional de oito alunos, incluindo integrantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Conceição das Alagoas. 

Bate-papo com alunos da Escola Estadual Coronel Oscar de Castro

Alunos da Escola Estadual Coronel Oscar de Castro, em Pirajuba (MG) participaram de um bate-papo com duas colaboradoras da Cerradão, que compartilharam suas trajetórias profissionais e contaram sobre a escolha do curso de graduação, a rotina de trabalho na indústria e os desafios do mercado atual. 

A iniciativa objetivou aproximar os estudantes das possibilidades de carreiras oferecidas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). As convidadas Liliane Macedo, coordenadora de qualidade, e Michele Ferreira, encarregada de produção de açúcar e álcool, abordaram temas relacionados à vocação, mercado e escolhas profissionais, incentivando a educação, o protagonismo jovem e um futuro com mais oportunidades.

Acompanhe nossas redes sociais: Instagram | Facebook LinkedIn 

Fonte: Siamig Bioenergia