Inovação em mecanização agrícola contribui para a prática da agricultura regenerativa nos canaviais
Irrigação, bioinsumos, menor compactação do solo, palhada, são elementos para que o setor bioenergético produza mais, melhor, aplicando a agricultura regenerativa. Porém, tem mais um detalhe fundamental nesta equação, os equipamentos agrícolas. Se depender do engenheiro agrônomo Carlos Renato de Almeida Dias, sócio proprietário da Solomaq Tecnologia Agrícola, localizada em Uberaba-MG, o setor não tem o que reclamar. Carlos Renato, é o que chamamos de “professor Pardal”, identifica deficiências agronômicas na área da mecanização agrícola e cria os seus próprios equipamentos. Desta forma, a Solomaq tem apresentado soluções viáveis e agronomicamente corretas em dois segmentos: quimigação, preparo de calda e abastecimento de pulverizadores.
Uma dessas soluções inéditas desenvolvidas pela Solomaq para cana-de-açúcar é o INJEFERD, um equipamento específico para produtores de cana que utilizam irrigação por pivô central ou gotejamento.
O INJEFERD é uma máquina desenvolvida para fazer a quimigação que é adição de produtos químicos no líquido utilizado na irrigação, seja água ou vinhaça. O INJEFERD, aplicando fertilizantes e defensivos através dos sistemas de irrigação, viabilizou esta prática de elevado benefício e baixo custo, proporcionando segurança operacional, perfeita diluição e elevada precisão nas dosagens. Até a criação do INJEFERD, a prática da quimigação era muito pouco utilizada por produtores irrigantes, devido a precariedade dos equipamentos disponíveis para essa operação que exigiam muita mão de obra e pouca eficiência.
Confira o vídeo com Carlos Renato, entrevistado por Daniel Melo - Comercial Solomaq, e saiba os detalhes da criação de equipamentos inéditos que contribuem para a prática da Agricultura Regenerativa