Inovação tecnológica faz a diferença na prevenção e controle de incêndios nos canaviais da Usina Estiva
11-10-2022

Dados fornecidos pelo sistema de Monitoramento de Incêndio, desenvolvida pela Cyan Agroanalytcs
Dados fornecidos pelo sistema de Monitoramento de Incêndio, desenvolvida pela Cyan Agroanalytcs

Incêndios criminosos e acidentais destroem canaviais e áreas de preservação, resultando em grande prejuízo para o setor. O uso de tecnologias inovadoras torna mais eficiente a prevenção e o controle do fogo

As inovações tecnológicas estão presentes em todos os cantos do canavial, inclusive na área de prevenção e controle de incêndios. Ao reduzir a incidência de incêndios, essas ferramentas possibilitam ao setor ter menos perdas econômicas e ambientais, propiciando economia de milhões de reais por ano.

Uma dessas ferramentas que têm ganhado espaço no setor é o “Monitoramento de Incêndio”, desenvolvida pela Cyan Agroanalytcs, empresa localizada em São José dos Campos, SP. Essa tecnologia coleta e processa dados de satélites visando a identificação de focos de incêndio e emite alertas para o combate imediato do fogo, o que evita a sua propagação para áreas maiores. O sistema dispara diversas ações, como um alerta sonoro no navegador que geralmente aparece numa tela fixa na COA (Central de Operações Agrícolas), além de e-mails, SMS para as pessoas cadastradas – o engenheiro mecânico Ricardo Raiji Imai, sócio da Cyan Agroanalytics.

O sistema de controle de incêndio da Cyan emite um alerta no grupo do Telegram, com um link para o Google Maps, que mostra qual é o caminho mais rápido até o local do incêndio – informa o sócio da empresa. Mais de 60 unidades sucroenergéticas já adotam essa tecnologia, que cobre uma área de três milhões de hectares de cana-de-açúcar no Brasil.

Entre as unidades que utilizam o “Monitoramento de Incêndio”, desenvolvido pela Cyan Agroanalytcs, está a Usina Estiva, de Novo Horizonte, SP. Israel da Silva, Orientador Agrícola Ambiental, salienta que “a solução é muito prática, excelente”. Segundo ele, um dos pontos positivos é a quantidade de informações disponibilizada pelo sistema, como distância da ocorrência, quantidade de fazendas próximas, velocidade do vento, umidade do ar, temperatura e o risco no momento.

A partir dessas informações, é possível gerenciar os recursos existentes, decidindo, por exemplo, o envio de um ou dois caminhões bombeiros para o local do incêndio. E avaliar se a situação exige a necessidade de acionar o PAM (Plano de Auxílio Mútuo) da região, que reúne 17 usinas e duas unidades de produção de cana – esclarece Israel da Silva. Diversos contatos são feitos pelo grupo do Telegram, que tem a participação de brigadistas, supervisores, encarregados e profissionais de outras usinas – observa.

Entre os diversos recursos da ferramenta da Cyan, inclui-se o monitoramento de descargas elétricas provocadas por raios, que podem causar incêndios. “Nesse caso, há também a questão de segurança no campo para os trabalhadores. Na mesma tela, que está aberta na COA para a visualização de focos de incêndio, pode ser habilitada uma camada com informações sobre raios. Em qualquer lugar onde ocorre a incidência de um raio, é possível realizar a identificação”, afirma Ricardo Imai. Esse recurso faz parte também da solução “Monitoramento de Incêndios”.  

Além das informações sobre os focos de incêndio, a ferramenta da Cyan disponibiliza gráficos de previsão, incluindo temperatura, vento e umidade relativa do ar ao longo do dia, de hora em hora. A previsão é para nove dias. Isso ajuda na gestão da equipe, recursos, inclusive na definição de folga dos envolvidos nas operações de controle e combate.

Há ainda a possibilidade de customização da solução.  Para a Estiva, foi disponibilizado um aplicativo – encomendado pela usina – com informações sobre o checklist dos itens utilizados no combate a incêndios. “É muito importante. Tenho que saber como estão os equipamentos e os caminhões”, observa Israel da Silva.

O módulo “Monitoramento de incêndio”, que conta também com a ferramenta sobre previsão climática, é uma das soluções oferecidas pela Cyan para as unidades sucroenergéticas. A empresa possui no seu portfólio soluções, como monitoramento climático, janela de aplicação, biomassa, balanço hídrico, NDVI (Monitoramento de Problemas e Análises).