Inovações tecnológicas impulsionam a cultura do amendoim
13-07-2015

O IEA (Instituto de Economia Agrícola) destaca que na última década, a cultura do amendoim tem experimentado a ampliação dos volumes de produção, impulsionada principalmente pelos ganhos em produtividade. Segundo os pesquisadores do IEA, essa dinâmica encontra referências nas mudanças tecnológicas e institucionais incorporadas à produção que, também, se estenderam ao beneficiamento e processamento do grão com ganhos em qualidade.

O engenheiro agrônomo e responsável técnico comercial da Coopercitrus - Monte Alto, Daniel Pierre Vitória, afirma que, sem dúvidas, houve uma evolução significativa e positiva no manejo da cultura do amendoim. Ele conta que o desenvolvimento de novas tecnologias no setor de máquinas e insumos aprimoraram a eficiência do trabalho do produtor rural, que, em alguns casos, se profissionalizou, tornando-se um empresário rural estruturado com visão macro da cultura.“Ao longo dos últimos anos,houve grandes investimentos por parte de diversas empresas multinacionais de defensivos na forma de pesquisa e registro de novas moléculas para a cultura do amendoim, tornando o manejo mais eficiente e, consequentemente, menos agressivo ao meio ambiente”, diz.

Segundo ele, uma dessas empresas é a alemã BASF, que possui um amplo portfólio para a cultura, desde o tratamento de semente com o STANDAK TOP, que mantém o stand nos primeiros momentos de arranque da cultura, PLATEAU, um herbicida padrão de mercado para o controle de plantas daninhas, OPERA, fungicida indispensável no manejo e rotação de produtos evitando resistência dos fungos e OPERA ULTRA, uma evolução no controle de doenças fungicas. “Ainda fazem parte desse portfólio, uma variedade de inseticidas de vários grupos químicos que se encaixam e auxiliam no controle das pragas”, salienta.
“Outras soluções da Basf estão chegando, como o ORKESTRA”, informa Pierre Vitória, explicando que o novo produto se trata de um fungicida resultante da mistura de piraclostrobina com uma nova molécula fluxapiroxade, que promete trazer grandes resultados para a cultura.

Veja matéria completa na editoria Especial Amendoim na nova edição da revista digital CanaOnline. Visualize no site ou baixe o aplicativo CanaOnline grátis para tablets e smartphones e baixe grátis as edições da revista – www.canaonline.com.br