Instituto Nacional de Meteorologia participa da 49º reunião da câmara setorial do açúcar e álcool, fecha mais uma parceria e apresenta as condições climáticas para a Safra 2021/2022
03-06-2021

Durante a reunião, o INMET se dispôs a estar junto à Câmara Setorial, para em conjunto conduzir um trabalho mais eficaz para a agricultura brasileira.

Na manhã desta quarta-feira (02/06), o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Mozar de Araújo Salvador, participou da 49º Reunião Ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Açúcar e do Álcool, por meio de videoconferência, em Brasília (DF), com representantes do Conselho do Agronegócio Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Açúcar e do Álcool (CSAA).

Na ocasião, o meteorologista do INMET apresentou as condições climáticas na safra de cana-de-açúcar 2020/2021 e as perspectivas climáticas para a safra 2021/2022, fez uma amostra do levantamento das áreas com plantio de cana-de-açúcar mapeadas por satélites do INMET, mostrou a comparação do total de chuva acumulada nos três últimos meses de 2020 e nos três primeiros meses de 2021, as temperaturas médias para os trimestres: out-nov-dez/2020 e jan-fev-mar/2021, além das perspectivas climáticas e a previsão de chuva acumulada em 16 dias (01 a 16 de maio).

Durante a reunião, o INMET se dispôs a estar junto à Câmara Setorial, para em conjunto conduzir um trabalho mais eficaz para a agricultura brasileira.

O diretor do INMET, Miguel Lacerda afirmou: "A parceria entre o INMET e a Câmara Setorial é um esforço de aproximar os dados da meteorologia ao produtor rural, ou seja, precisamos fornecer informações da melhor qualidade e no tempo necessário para que o produtor tenha tomadas de decisão assertivas. Esse é mais um passo do INMET para chegar ao público final", disse.

A parceria entre INMET e Câmara Setorial vai gerar apresentações com informações sobre previsões meteorológicas em todas as reuniões da Câmara, tornando-se de grande importância para o seguimento da agricultura, pois gera melhor previsibilidade, maior ação para as tomadas de decisão durante o período de produção.

"Se tivéssemos os alertas dos períodos mais críticos, a gente conseguiria ter um esforço maior para os cuidados durante o período da safra, ou seja, a questão de previsão de safra, como vai ser o comportamento da safra. Isso é muito importante para nós. Essa parceria é muito importante. Vamos ter mais quatros reuniões no decorrer do ano onde o INMET vai nos colocar sempre a frente com a previsão para os próximos meses e como vai se dar o clima", afirmou Mário Campos, presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Açúcar e do Álcool, ligada ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

No encontro, foram discutidos os assuntos como: encerramento da Safra de cana de açúcar e estimativa para a safra 2021/2022 pela Conab; o programa combustível do Futuro do Ministério de Minas e Energia (MME).

Viviane Samara Barbosa Nonato
Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia