Irmãs que transformam o açúcar em delícias, estão no livro ‘Mulheres da Cana-de-Açúcar’
11-03-2025

 Na feira, aos domingos, em Rincão, Beatriz, ao lado da titia Cris e de sua mãe Mary, já participa do negócio da família
Na feira, aos domingos, em Rincão, Beatriz, ao lado da titia Cris e de sua mãe Mary, já participa do negócio da família

O livro do livro Mulheres da Cana-de-Açúcar será lançado em 20 de março no 13º Cana Substantivo Feminino. Inscrição para evento pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/13-encontro-cana-substantivo-feminino/2802867

Vamos comer um docinho? Essa pergunta é uma expressão de carinho e o ato de saborear os doces é puro amor. Aciona a memória afetiva, associada às mães e avós, quando querem brindar suas crias com aconchego. De um simples bolinho de chuva, feito em 10 minutos nas cozinhas mundo afora, ao refinado éclair proveniente das pâtisseries francesas, um ingrediente comum é o açúcar.

Do encontro das mulheres com o açúcar, começou uma história de amor. Com criatividade a mil, paladar e sensibilidade, ao longo da história, a partir do açúcar as mulheres criaram receitas das mais simples às mais elaboradas. Além dos bolos, tortas, biscoitos, bolachas, enfim, massas doces. O açúcar passou a contribuir para o aproveitamento e novas destinações para as frutas, que além de cristalizadas, se transformaram em doces, compotas e geleias.

Receitas foram criadas e tornaram tradição de família, passadas de bisavós, para avós, mães até chegarem nas filhas. É o que acontece com as irmãs Cristiana e Mary Rodrigues Paiva, que fazem delícias na cozinha do Sítio Felicidade, localizado em Rincão, no interior paulista.

A história continua na 2ª edição do livro Mulheres da Cana-de-Açúcar, que será lançado em 20 de março no 13º Cana Substantivo Feminino, no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto - SP.