Irrigação por gotejamento pode ser a solução para o uso de água nos canaviais
07-04-2015

“Na Usina Santa Fé, iniciamos em fevereiro de 2014 um projeto de 100 hectares de irrigação por gotejamento num ambiente C. A estimativa é chegar a 300 hectares já na próxima safra. O plantio foi totalmente manual, embora deva ser plantado com máquinas na continuidade do projeto. Foram utilizadas duas variedades responsivas à irrigação: CTC 04 e RB 92579. A colheita está prevista para julho de 2015 e será totalmente mecanizada, com expectativa de produtividade de cerca de 200 t/ha. No projeto é aplicado um planejamento de acordo com a realidade da empresa, levando em conta, por exemplo, as características do solo e as condições de evapotranspiração. Nesta área, a usina aplica uma lâmina de irrigação de 3,5 mm/dia até atingir cerca de 25 kPa (nível de saturação do solo).
A irrigação por gotejamento tem um consumo baixo e eficiente de água. Na área atual, a empresa utiliza de águas superficiais na irrigação, mas inclusive tem projeto de poço, já outorgado, para utilizar neste objetivo. Pela área da usina também passam dois rios grandes: o Jacaré e o Itaquerê. Na Santa Fé, irrigação por gotejamento é uma tecnologia promissora. Pode ser uma solução para o futuro. E os resultados já mostram que é alternativa viável.”
Francisco Sylvio Malzoni Gavotti, diretor agrícola da Usina Santa Fé, situada em Nova Europa, SP

Confira matéria completa na editoria Holofote na edição de março da CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - www.canaonline.com.br