Jalles Machado aprova nova variedade de cana IACCTC05-9561
29-11-2021

Ilustração
Ilustração

Uma das características desta nova variedade de cana liberada IAC está a boa adaptabilidade ao Cerrado brasileiro

Na última terça-feira, 23, o Instituto Agronômico (IAC) liberou três novas variedades de cana-de-açúcar ao setor sucroenergético. A liberação oficial ocorreu durante a 7ª Reunião do Grupo Fitotécnico realizada no Centro de Cana do IAC em Ribeirão Preto, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.

Entre as novas variedades está a IACCTC05-9561. Desenvolvida no Oeste baiano, região muito peculiar e com aspectos produtivos limitantes, a IACCTC05-9561 tem se destacado em condições muito desafiadoras: o Cerrado brasileiro. É muita adaptada ao Norte de Goiás, onde está sendo plantada na usina Jalles Machado. Indicada para ambientes médios a favoráveis, sua adoção também vem crescendo em São Paulo, e Paraná.

O coordenador de pesquisa do Grupo Jalles Machado, Waldemir Queiroz, também elogia a IACCTC05-9561: "Sua produtividade inicial é em torno de 120 toneladas, por hectare, nos ambientes da Jalles juntamente com a melhoria de ambiência da Usina", afirma.

Dentre as inúmeras características positivas da IACCTC05-9561, destaca-se a ótima adaptação à mecanização e uma excelente opção nos manejos avançados de canavicultura. "Além disso, a uniformidade biométrica e o rápido crescimento proporcionam a ela excelentes produtividades ao longo dos cortes", comenta o líder do Programa Cana IAC e diretor-geral do Instituto Agronômico, Marcos Guimarães de Andrade Landell.

A IACCTC05-9561 tem alta velocidade de crescimento inicial, característica que faz suas folhas fecharem mais rapidamente, causando sombras que evitam o surgimento de plantas daninhas. "Essa característica de fechar bem resulta numa espécie de guarda-chuva foliar, que protege a planta ao combater as ervas daninhas", explica Landell. O benefício alcançado é a redução do uso de herbicidas. O crescimento veloz também permite seu plantio mais tardio.

Fonte: CanaOnline