Jalles participa de evento que sanciona Lei do Combustível do Futuro
10-10-2024

O diretor-presidente da Jalles, Otávio Lage de Siqueira Filho, e o gerente institucional, Clodoaldo Henrique Machado, participaram de ato solene na Base Aérea de Brasília, em que o presidente Lula sancionou o projeto que cria programas nacionais para aviação e biometano, batizado de “combustível do futuro”.

A proposta também altera os percentuais mínimos e máximos de mistura de etanol na gasolina e de biodiesel no óleo e estabelece o incentivo ao diesel verde e ao combustível sustentável.

Um dos benefícios do projeto é o estímulo industrial à produção de combustíveis sustentáveis, como o diesel verde, produzido a partir de gorduras de origem vegetal e animal, cana-de-açúcar, etanol e biomassas. Esses novos combustíveis vão contribuir para a redução das emissões de carbono provenientes, sobretudo, de veículos pesados.

Também estão na lista o incentivo ao biometano, uma alternativa ao gás natural, utilizado no transporte de passageiros e de cargas; e o Combustível Sustentável de Aviação (SAF, na sigla em inglês), obtido a partir de matérias-primas renováveis, a ser utilizado pelo setor de aviação.

A sanção do projeto ocorreu durante a feira Liderança Verde Brasil Expo, com demonstração das principais tecnologias de descarbonização em atividade no país.

Fonte: Jalles