Jeitinho mineiro
30-09-2015

Com criatividade, a área de comunicação da Siamig dribla a crise, amplia os trabalhos e melhora a imagem do setor. Mostrando que pouca grana não é motivo para matar a comunicação

Luciana Paiva e Leonardo Ruiz

Em tempo de grana curta, a primeira área cortada nas empresas é a de comunicação. Ainda mais nos setores com pouca tradição em comunicação e marketing, como é o caso do sucroenergético. Por isso, com a crise, uma das primeiras medidas da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) –, principal entidade do setor, foi encerrar o Agora, tido como o maior projeto de comunicação do agronegócio, e encolher a área de comunicação.

O Agora era um projeto que contava com orçamento milionário, os recursos vinham de entidades do setor sucroenergético e de empresas fornecedoras de tecnologia. Conforme os patrocínios foram minguando, talvez pensaram: “Não dá para fazer comunicação com pouca grana. É melhor encerrar o projeto.”

Mas a Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig), uma das parceiras do Agora, mostrou que, com profissionais criativos, de boa vontade e envolvidos com a causa, a falta de verba atrapalha, reduz as ações, porém, de forma alguma, é motivo para matar a comunicação.

Com o fim do Agora, a Siamig passou a desenvolver um dos melhores programas de comunicação do setor sucroenergético, que passou a ter como “combustível”, uma importante conquista do setor mineiro: após árdua e obstinada articulação política da Siamig, em dezembro de 2014, o ex-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, sancionou uma lei que reduz de 19% para 14% o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre o etanol hidratado no estado.

A redução, que entrou em vigor em março de 2015, provocou diminuição significativa no preço do produto na bomba. Essa ação ocorreu em uma época em que o mineiro havia abandonado o etanol, afinal, já fazia seis anos que nos postos de Minas Gerais o preço do combustível verde perdia em competividade para a gasolina.
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