Jornada Cultivar promove capacitação de produtores sobre manejo de pragas do solo em Ribeirão Preto (SP)
05-09-2023

Divulgação Raízen
Divulgação Raízen

Programa desenvolvido pela Raízen busca auxiliar parceiros e promover a troca de conhecimento técnico sobre manuseio agronômico

O Programa Jornada Cultivar, promovido pela Raízen que é referência global em bioenergia, realizou a 3ª edição da Academia de Produtividade em Ribeirão Preto (SP). Com o objetivo de promover a capacitação de parceiros da empresa na região e estimular a troca de conhecimento técnico sobre o manejo de pragas em cana-de-açúcar, o evento reuniu especialistas e representantes da companhia focados em encontrar soluções para as dores agronômicas dos parceiros locais.

Nesta edição, o encontro contou com a presença da Dra. Leila Dinardo, professora e Diretora do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto Agronômico (IAC), que palestrou sobre pragas de solo, com enfoque principal em nematóides, que são vermes parasitas obrigatórios de plantas, microscópicos e que extraem nutrientes e injetam toxinas nas raízes, podendo gerar galhas ou lesões, e também sobre Sphenophorus levis, popularmente conhecido como Bicudo da cana-de-açúcar, uma das principais pragas dos canaviais, que teve seus primeiros registros no estado de São Paulo e atualmente está se disseminando entre as regiões produtoras de cana do país. A conversa com os produtores teve também o propósito de incentivar o desenvolvimento do manejo da cultura de cana-de-açúcar na região de Ribeirão Preto e contribuir para a melhoria da produtividade dos canaviais.

O evento, que aconteceu na última semana, contou com parceiros da Raízen na região e teve espaço para dúvidas, que foram sanadas pelos especialistas. "Iniciativas como esta fazem parte de um esforço integrado para buscar as melhores soluções e oportunidades para o nosso ecossistema, permitindo que nós, em conjunto com as empresas parceiras e produtores possamos adotar as melhores práticas em busca de sustentabilidade e produtividade", diz o coordenador de implementação da oferta de valor da Raízen, Bruno Périco. "Estamos falando de uma grande troca de experiências a partir de uma oferta integrada de valor com foco no desenvolvimento do setor e da cultura de cana como um todo. Por isso, elaboramos a Academia de Produtividade, que já abordou conteúdos sobre manejo de broca da cana, irrigação, entre outros temas, e promoveremos cada vez mais encontros como este", afirma.

Também participou do evento Bruno Lucas, representante e Gerente Comercial Distrital da Ihara, empresa de soluções inovadoras para a proteção de cultivos contra pragas, doenças e plantas daninhas. A companhia, que é parceira de longa data da Raízen, apresentou aos parceiros presentes as melhores soluções dentro do contexto de manejo de pragas. "É essencial que empresas como a Raízen realizem eventos de manejo agronômico. É muito importante para toda a cadeia que estejam todos preparados para as adversidades naturais, para que decisões rápidas e inteligentes sejam tomadas", afirma Rodrigo Naime ADM-IHARA. "Fazer parte desse grupo para falar sobre os melhores métodos de combate e prevenção é uma enorme honra", complementa Marcelo Borsonaro ATV- IHARA.

Atualmente, o Jornada Cultivar oferta cerca de 30 soluções que podem se adequar aos diferentes perfis e necessidades dos produtores, baseado em três grandes pilares com princípios ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança): produtividade, governança e conhecimento compartilhado. Como resultado da safra 22'23, a Raízen movimentou mais de R$ 343 milhões em produtos no pool de compras, com insumos agrícolas e automotivos, máquinas e implementos.

Sobre a Raízen 

Com o propósito de redefinir o futuro da energia a partir de um amplo portfólio de soluções renováveis, a Raízen possui um modelo de atuação único e irreplicável, sendo protagonista em todos os setores em que atua e liderando a transição energética do País. Ao promover impacto positivo a todos os seus stakeholders, a empresa tem como compromisso produzir hoje a energia do futuro, por meio do crescimento sustentável lucrativo do negócio, orientada por metas factíveis, sólidas e alinhadas ao seu propósito.

Por meio de tecnologias avançadas e proprietárias, a Raízen tem ampliado seu portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, o biometano e a bioeletricidade de fontes 100% limpas. Desde sua formação, a Raízen já evitou 30 milhões de toneladas de CO2 e tem como objetivo ampliar o potencial de descarbonização por meio de seus produtos para mais de 10 milhões de toneladas de CO2 evitados por ano. Ainda, a empresa tem como um de seus objetivos, ser o melhor parceiro na descarbonização, por isso, assumiu a meta de ter 80% do EBITDA de negócios e fontes renováveis até 2030.

Com um time de cerca de 46 mil funcionários, opera 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de 105 milhões de toneladas de cana com cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta e colheita totalmente mecanizada. Na safra 22´23, produziu 3 bilhões de litros de etanol e 4,8 milhões de toneladas de açúcar.

Por meio de uma rede de mais de 8 mil postos revendedores que estampam a marca Shell no Brasil, na Argentina e no Paraguai, atende milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o aplicativo Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atua no varejo de conveniência e proximidade com mais de 1.300 lojas Shell Select e com os mercados OXXO. Na safra 22´23 comercializou 35 bilhões de litros de combustíveis por meio de sua infraestrutura que conta com mais de 70 terminais de distribuição pelo país, com presença em 19 portos e 60 bases de abastecimento em aeroportos.

Está entre as maiores empresas do Brasil. Na safra 22'23, a Raízen apresentou uma receita líquida de R$ 246 bilhões, gerando emprego e renda, dinamizando a economia e promovendo impacto social positivo por meio de inúmeras ações, com destaque para a Fundação Raízen, instituição sem fins lucrativos que há 20 anos atua na educação de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Loures Consultoria